PLANO ESTRATÉGICO 2023
TJCE apresenta os avanços estratégicos e tecnológicos durante reunião do Coex
Por Marcelo Cabral - Em 06/09/2025 às 9:28 AM
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, nesta sexta-feira (6), nova reunião do Comitê Executivo Estratégico (Coex), visando acompanhar a evolução dos indicadores do Poder Judiciário estadual e avaliar o cumprimento do Plano Estratégico TJCE 2030. Reunindo magistrados, gestores e servidores envolvidos na execução das metas, a sessão apresentou os resultados parciais de janeiro a setembro deste ano, destacando os indicadores já superados e aqueles em execução.

Reunião no TJCE debateu os avanços do Judiciário cearense em diversas áreas, mas principalmente no que se refere ao setor de inovação Foto: Waltemberg Carmo/Ascom TJCE
A reunião contou com a participação do presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, acompanhado dos juízes auxiliares da Presidência Sirley Cíntia Pacheco Prudêncio, Marcelo Roseno de Oliveira e Cláudio Ibiapina. Também marcaram presença os magistrados Gúcio Carvalho Coelho, Ana Carolina Montenegro Cavalcanti, Ricardo Alexandre da Silva Costa, Alexandre Santos Bezerra Sá e Ana Paula Feitosa Oliveira, além da diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Solange Menezes Holanda, e outros representantes do tribunal.
Inteligência artificial em destaque
Um dos pontos altos foi a apresentação dos avanços no campo da inteligência artificial (IA), área em que o TJCE tem se consolidado como referência nacional. Entre os projetos em curso, destacou-se a ferramenta ‘Talia’, capaz de transcrever audiências e, agora, em expansão para tradução simultânea em audiências de custódia com participação de estrangeiros. Já o ‘Berna’, sistema que agrupa petições semelhantes, foi apontado como solução estratégica para otimizar fluxos em processos de grande volume.
Outro marco revelado foi o projeto-piloto da ferramenta de prescrição intercorrente, desenvolvida a partir de sete submodelos de IA, com capacidade de identificar automaticamente etapas relevantes dos processos, acelerando sobremaneira a análise em execuções fiscais.
A juíza Ana Carolina Montenegro Cavalcanti, cogestora dos projetos de IA, sublinhou os avanços já alcançados. “Obtivemos progresso de 87%, com 29 entregas concluídas, entre elas o piloto de prescrição intercorrente e a tradução simultânea. Restam ainda oito subentregas, incluindo a transferência de conhecimento à equipe de IA sobre o modelo de precedentes no 2º Grau e melhorias no ‘Berna’”, explica.
Modernização digital
No campo da transformação digital, o secretário-geral Judiciário, Nilsiton Rodrigues de Andrade Aragão, enfatizou os investimentos em acessibilidade e integração tecnológica. “O TJCE Mobile, hoje essencial para o funcionamento da Justiça, está recebendo duas soluções: uma voltada à acessibilidade, em conformidade com as normas exigidas, e outra para unificação de funcionalidades. Assim que concluída, a atualização estará disponível no aplicativo”, afirma.
Com a atualização constante de seus equipamentos, por meio de investimentos substanciais realizados dentro do Programa de Modernização do Poder Judiciário cearense (Promojud), aliado à qualificação dos servidores que trabalham no TJCE, diversas soluções foram desenvolvidas nos últimos quatro anos.
Mais notícias
Registro Natalino



























