Tom de ameaça

Trump Abandona o G-7 e faz alerta preocupante: “Moradores de Teerã devem deixar a cidade”

Por Aflaudisio Dantas - Em 17/06/2025 às 12:04 AM

1 Quem Apoia Donald Trump Nas Eleicoes Dos Eua Em 2024 31260516

Foto: Reprodução / Instagram

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez nesta segunda-feira (16) um alerta aos habitantes da capital do Irã. “Todos deveriam se retirar de Teerã imediatamente”. A declaração foi publicada no Truth Social, em meio à escalada do conflito entre Irã e Israel.

Trump também voltou a criticar o governo iraniano por não ter assinado um acordo nuclear com os EUA. “O Irã deveria ter assinado o ‘acordo’ que eu disse para assinarem. Que vergonha, e desperdício de vidas humanas. Em poucas palavras: o Irã não pode ter uma arma nuclear“, escreveu.

Uma autoridade da Casa Branca afirmou à CNN que a publicação reflete apenas a urgência para que o Irã volte às negociações nucleares.

Negociações suspensas

Desde abril, Estados Unidos e Irã mantinham conversas indiretas sobre o programa nuclear iraniano. No sábado (14), a sexta rodada foi cancelada após os ataques israelenses em solo iraniano.

Teerã informou a mediadores que não retomará o diálogo enquanto as cidades iranianas estiverem sob ataque e até concluir sua resposta militar.

Irã acusa Netanyahu de sabotar acordo

O chanceler iraniano, Abbas Araghchi, acusou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de sabotar as negociações. Segundo ele, os ataques israelenses visam impedir um acordo entre Teerã e Washington. “Se Trump for sincero sobre a diplomacia e quiser parar esta guerra, um telefonema de Washington pode amordaçar Netanyahu”, disse Araghchi.

O início da ofensiva

O confronto começou na sexta-feira (13), com um ataque israelense a instalações nucleares e alvos militares no Irã. Teerã retaliou horas depois. Desde então, o saldo é de 248 mortos (224 no Irã e 24 em Israel) e mais de 1.300 feridos. Israel afirma que sua ofensiva tem como objetivo impedir o avanço do programa nuclear iraniano, considerado uma ameaça à sua segurança nacional.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder