"vamos ganhar na bala"

TSE confirma cassação do ex-deputado estadual Delegado Cavalcante

Por Deusdedit Neto - Em 14/03/2024 às 2:49 PM

4001949 Cc2b163b1d8b1a8

Foto: Divulgação / Assembleia Legislativa

Por maioria de votos (6 votos favoráveis e 1 contrário), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta quinta-feira, 14, decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) que cassou e tornou o ex-deputado estadual e atual suplente de deputado federal Francisco de Assis Cavalcante Nogueira, conhecido como Delegado Cavalcante (PL), inelegível pelo período de oito anos.

Cavalcante foi condenado por abuso de poder político, de autoridade e de comunicação por ter utilizado de palanque em praça pública e das redes sociais para ameaçar o processo eleitoral ao declarar que resolveria “na bala” o resultado das Eleições Gerais de 2022 caso o então presidente Jair Bolsonaro não fosse reeleito.

“Se a gente não ganhar nas urnas, se eles roubarem nas urnas, vamos ganhar na bala!”, declarou o ex-deputado estadual, em comício realizado no dia 7 de setembro de 2022.

Na sessão desta quinta, 14, ficou vencido o relator do recurso, o ministro cearense do TSE, Raul Araújo, que votou, no dia 5 de dezembro de 2023, para reformar integralmente o acórdão do Regional e afastar todas as sanções impostas a Cavalcante.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder