Sessão extra

Zanin inclui 11 de setembro no calendário do julgamento de Bolsonaro e aliados

Por Julia Fernandes Fraga - Em 06/09/2025 às 2:20 AM

Stfgolpe1

Julgamento de Bolsonaro e mais sete réus no STF. Foto: Gustavo Moreno/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, presidente do colegiado, agendou sessões adicionais da Primeira Turma para o julgamento do núcleo 1 da trama golpista, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados. A nova data será quinta-feira, 11 de setembro, em dois turnos, às 9h e às 14h.

A decisão foi tomada após solicitação do relator da ação penal, ministro Alexandre de Moraes, que pediu a ampliação do calendário. Já estavam previstas sessões para os dias 9, 10 e 12. 

Com isso, o julgamento terá quatro dias de duração e sessões pela manhã e à tarde, exceto no dia 10. Para viabilizar a sessão dupla no dia 11, o STF cancelou a sessão do plenário que ocorreria às 14h.

Etapas do julgamento

O julgamento começou no dia 02 de setembro com as sustentações das defesas dos réus e a manifestação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que se posicionou favorável à condenação de todos os acusados. 

A partir de terça-feira (9), os ministros da Primeira Turma iniciarão a votação, que pode resultar em condenações superiores a 30 anos de prisão.

Acusações

Segundo a denúncia da PGR, os réus estariam envolvidos na elaboração do plano Punhal Verde e Amarelo, que previa o sequestro e homicídio de Moraes, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin.

A acusação também cita a produção da chamada “minuta do golpe”, que teria sido de conhecimento de Bolsonaro e serviria para instaurar estado de defesa e de sítio, numa tentativa de reverter o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse de Lula.

Além disso, consta a participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder