AMBIENTE COMO EXTENSÃO

Arvorar leva educação para além da sala de aula e promove novas experiências

Por Marcelo Cabral - Em 16/06/2026 às 12:09 AM

Estande do Arvorar no Edu Summit 2026 chamou a atenção dos visitantes                    Fotos: Divulgação

O avanço da educação passa por novas linguagens e, cada vez mais, por novos espaços. No Ceará, essa transformação ganha forma fora da sala de aula. O Arvorar, parque de entretenimento do Beach Park, participou do Edu Summit 2026 apresentando um projeto que reposiciona o próprio conceito de aprendizagem: usar o ambiente como extensão do ensino.

Durante o evento, realizado no Centro de Eventos do Ceará (CEC), educadores e gestores conheceram o Projeto Escola Arvorar, iniciativa que leva estudantes para dentro do parque em um momento que combina ciência, natureza e vivência prática. A proposta acompanha uma tendência global: o aprendizado baseado em experiência.

Equipe do Arvorar realizou apresentações sobre todo o funcionamento do parque durante o Edu Summit 2026

Em vez de conteúdos apenas teóricos, o conhecimento passa a ser construído por meio da observação, da interação e da conexão com o meio ambiente. Durante o evento, mais de 80 palestrantes e especialistas de todo o Brasil discutiram temas como inteligência artificial, gestão escolar, metodologias ativas e liderança educacional.

No Arvorar, a nova lógica se materializa em trilhas, espaços interativos e, principalmente, nos aviários de imersão, onde os alunos têm contato direto com espécies da fauna brasileira. Mais do que observar, o objetivo é provocar reflexões sobre ecossistemas, biodiversidade e sustentabilidade.

O movimento posiciona o parque dentro de uma nova categoria: não apenas como destino de lazer, mas como plataforma educativa. Ao integrar entretenimento e formação, o Beach Park amplia seu alcance e dialoga com uma geração que aprende de forma diferente – mais visual, mais sensorial e menos linear.

Em um cenário onde temas como inteligência artificial, saúde mental e novas metodologias dominam o debate educacional, iniciativas como o Parque Arvorar mostram que a inovação também pode estar na forma como o conhecimento é vivido. E não apenas ensinado.

Mais notícias

Ver tudo de IN News