ASSINATURA DE LUIZ DEUSDARÁ

Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz deve iniciar suas obras este ano

Por Marcelo - Em 17/03/2023 às 5:04 PM

Mais uma obra de destaque e com design arrojado será erguida no terreno ao lado da Unifor, para abrigar uma ampla infraestrutura voltada à cultura. O Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz será feito em três etapas e os trabalhos devem iniciar no segundo semestre deste ano, perfazendo um total superior a 51.500m² de área construída, quando estiver totalmente edificado.

O projeto leva a assinatura do renomado arquiteto Luiz Deusdará, e na primeira etapa, num edifício à direita olhando de frente para o complexo, haverá o Museu. Ele contará com 9.631m², abrigando um Memorial, áreas de esposição permanente e temporária, acervo de obras raras, reserva técnica, espaço de formação técnica, quatro auditórios de 150 lugares cada, praça de alimentação e 500 vagas de estacionamento em dois subsolos.

Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz será construído em três etapas na Av. Washington Soares

Já na segunda etapa, que será um prédio com pouco mais de 10.400m² construídos, ficando do lado esquerdo do primeiro, haverá um amplo teatro com 2.000 lugares, Sala da Orquestra, Sala da Banda, Sala do Coral, Sala da Dança, restaurante, dois auditórios com capacidade para 150 lugares, praça de alimentação e também 500 vagas em dois subsolos.

E a terceira etapa será composta pela Torre de 16 pavimentos, com 31.500m² e um heliponto, que abrigará a Administração Superior, Reitoria e Vice-Reitorias, diretorias e assessorias da Unifor. Também haverá espaços para ensino presencial, híbrido e virtual; Museu da Imprensa; espaços para locação; 12 auditórios de 150 lugares; praça de alimentação e 600 vagas em dois subsolos. Uma obra à altura da Fundação Edson Queiroz.

Além disso, de acordo com Luiz Deusdará, as fachadas dos dois prédios de frente para a Avenida Washington Soares serão as primeiras do Brasil a contar com projeções mapeadas. “Ou seja, se estiver ocorrendo uma ópera no Teatro, as imagens serão projetadas na fachada do prédio, inclusive com som, colocando o Ceará no circuito das grandes óperas e musicais. E no Museu, se houver uma exposição de artes, as imagens também serão projetadas em sua fachada, algo inédito em nosso País”, explicou.

Torre administrativa terá 16 pavimentos, heliponto, arquitetura arrojada e abrigará o Museu da Imprensa

Ele lembrou, ainda, que na torre administrativa voltada para a parte interna da Unifor, será construído o Museu da Imprensa, reunindo a história do Grupo Edson Queiroz na área da comunicação. Nele estarão expostas as impressoras que eram utilizadas para rodar o Diário do Nordeste, equipamentos de televisão da TV Verdes Mares e da TV Diário, além de outros que eram usados nas transmissões das rádios FM 93 e Verdinha.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN News