REFERÊNCIA NACIONAL

Conferência Estadual de Cultura realizada no Sesc Iparana reunindo autoridades

Por Marcelo - Em 04/12/2023 às 10:02 AM

O Sesc Iparana Hotel Ecológico recebeu, até o último sábado (2), a 4ª Conferência Estadual de Cultura do Ceará (CEC), realizada pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult). O superintendente do Sistema Fecomércio-CE e diretor regional do Sesc, Henrique Javi, representou o presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, na abertura do evento, que contou com a presença de várias autoridades.

Conferência foi realizada no Sesc Iparana                          Foto: Lucas Calisto

“O Sesc tem uma honra especial de receber a 4ª Conferência Estadual de Cultura dentro desses muros tão sagrados, que já viram tanta cultura acontecer”, destaca Javi. Ele lembrou que no mesmo espaço onde aconteceu o evento, também foi palco para as pinturas das velas realizadas por artistas cearenses que compõem a exposição flutuante Aquavelas no Encontro Sesc Povos do Mar, um dos principais projetos do Sesc que ressaltam a cultura local.

Trago um abraço especial do presidente Luiz Gastão, que infelizmente não pôde estar aqui, e que é um dos maiores entusiastas que eu conheço nesse modelo de fazer cultura, por meio das pessoas, por todo o Ceará. Muito obrigado pela primazia de estar recebendo, no Sesc, essa Conferência”, afirma Henrique Javi.

A titular da Secretaria da Cultura do Ceará, Luisa Cela, agradeceu ao presidente Luiz Gastão e ao superintendente Henrique Javi pela parceria com o Sesc, contratado para sediar e organizar o evento o que, segundo ela, foi fundamental para a realização da conferência. Fabiano Piúba, secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC), representando a ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou o trabalho do Sesc como um grande impulsionador de projetos sociais e culturais. “O Sesc Ceará é uma referência importante no Brasil”, ressalta.

A Conferência

Fruto do diálogo entre poder público e sociedade civil, o encontro é um marco ao fortalecimento das políticas culturais, tendo como tema: ‘Democracia e o exercício dos direitos culturais no Estado do Ceará’. Mais de 600 representantes municipais e setoriais, eleitos com a validação da Secult Ceará, por meio da Coordenadoria de Articulação Regional e Participação (Copar), garantiram presença no evento.

A partir da realização da 4ª CEC, serão constituídos 60 delegados ou delegadas que representarão o Ceará na 4ª Conferência Nacional de Cultura. Defendendo a temática ‘Democracia e direito à cultura’, o encontro será realizado entre os dias 4 e 8 de março de 2024, em Brasília.

Mais notícias

Ver tudo de IN News