Dica de leitura

Executivos brasileiros dão dicas de livros para ler em 2022. Vem conferir!

Por carol - Em 04/01/2022 às 10:38 PM

Em um momento ainda incerto sobre a pandemia, os executivos passaram a viver um desafio global sem precedentes, com diversas incertezas, cenários e hipóteses em constante alteração. Mas, nem por isso deixaram de se manter atualizados nas inovações, cases e oportunidades para entender como vencer a crise e ter mais insights para pôr em prática no pós-pandemia.

Para conseguir esse feito, executivos de grandes empresas brasileiras apostam em leituras para potencializar o equilíbrio, perseverança e resiliência. Alguns deles indicaram os seus preferidos aqui:

C5dddfb3 605d 41d4 A98a 4c73a33e06b6

.

NoVerde
Bianca Fanzini, Head de People da NoVerde, plataforma de soluções financeiras que tem como propósito ajudar pessoas e empresas a alcançarem sonhos e objetivos, comenta que um dos livros mais marcantes deste ano foi “Hard things about hard things”, escrito por Ben Horovicz. A história faz com que o leitor reflita sobre as decisões necessárias para garantir a saúde dos negócios. Além disso, o autor, que já trabalhou em fintechs, traz veracidade para as lições que compartilha ao longo dos capítulos, o que proporcionou identificação com o dia a dia de Bianca.

Instant Solutions
Paulo Mannheimer, CEO da Instant Solutions, responsável por criar soluções corporativas em comunicação avançada para auxiliar empresas na melhoria da experiência do cliente, comenta sobre um livro que retrata a história, mas parece muito atual: “Acabei de ler ‘The Great Influenza: The Epic Story of the Deadliest Plague in History’, de John M. Barry, livro sobre a epidemia de 1918, que foi escrito em 2018 e o último capítulo parece uma bola de cristal, descrevendo o que vinha pela frente, com a atual pandemia. É de arrepiar como o autor foi certeiro”.

O executivo também lê livros que traçam análises sobre o futuro da economia, como “A Concise History of International Finance: From Babylon to Bernanke (New Approaches to Economic and Social History)”, de Larry Neal e “Shutdown: How Covid Shook the World’s Economy”, de Adam Tooze. “Estou lendo muitos livros de economia, tentando prever o que vai acontecer com o mundo e com o Brasil em 2022, em um cenário de inflação, eleições presidenciais, crescimento da economia ou recessão”, explica.

Speedy﹒io
Roberta Paulino, diretora de Recursos Humanos da Speedy.io, fintech de serviços financeiros focada em micros, pequenos e médios empreendedores, explica que participou de uma grande escola de gestão em que a metodologia de liderança utilizada era a do autor Ram Charam e que, por isso, ela indica pelo menos dois livros dele. São eles: “Pipeline de Liderança” e “O que o CEO quer que você saiba”. Além de Charam, Roberta Paulino também destaca os autores Jim Collins com a obra “Good to great”, John Kotter com “Liderando Mudanças” e Norman Doidge com “The Brain that changes itself”, todos livros relacionados com a área em que a profissional atua. Por fim, a diretora indica o livro “Pálido Ponto Azul” de Carl Sagen.

“Em meio à pandemia, principalmente, considero que este livro traz exercícios interessantes de humanidade e perspectivas para os seres humanos. A despeito de concordarmos ou não com o que ele traz, nada como um livro provocador, que nos tira da superfície de nossa dimensão cotidiana e nos faz refletir sobre o legado que deixamos, dia após dia, com nossas ações”, pontua Roberta Paulino.

KingHost
Para Juliano Primavesi, CEO da KingHost, empresa de hospedagem de sites e soluções digitais para empreendedores e desenvolvedores, um dos livros em que ele indica é “A Felicidade dá Lucro”. Primavesi apresenta a obra como “Uma inspiração em formato de livro que incentiva a investir na qualidade da rotina dos seus colaboradores para, em consequência, ter aumento de lucros e inovação”, explica.

Locaweb
Henrique Marquesi, responsável pelo RI da Locaweb, uma das pioneiras em soluções Business to Business (B2B) para a transformação digital de negócios no Brasil, recomenda a leitura do livro Garra: “O Poder da Paixão e da Perseverança”. De acordo com o executivo, o livro se destaca por sugerir que o segredo para grandes realizações não é o talento, mas uma persistência apaixonada com seus objetivos.

Mais notícias

Ver tudo de IN News