Space

Lançamentos espaciais podem ser visto do Complexo de Visitantes da NASA, na Flórida

Por carol - Em 13 de janeiro de 2022

O NASA Kennedy Space Center Visitor Complex, próximo a Orlando, é um must go de quem viaja rumo a Flórida. Proporcionando uma experiência única, é ideal para todas as idades, desde aspirantes a astronautas até aqueles que assistiram os primeiros avanços da NASA. As principais atrações giram em torno de atividades interativas, que permitem aos visitantes conhecerem tudo relacionado à exploração espacial. E, dentro dessa temática, não há nada mais especial que testemunhar ao vivo, de pertinho, o lançamento de um foguete. E o complexo oferece a mais próxima visão pública.

B5e819e7 6076 4cd4 9316 6c21b262bd26

.

Assim como no último ano, a agenda de lançamentos seguirá movimentada em 2022. E o Complexo de Visitantes pode disponibilizar pacotes especiais para tal experiência. Claro, vale lembrar que, oportunidades de visualização nem sempre estão disponíveis, ou podem ocorrer alterações de data e horário. Isso porque, os lançamentos podem ser afetados por problemas técnicos e mecânicos. Bem como operações de alcance e clima, antecipadamente ou no último minuto. Por isso é recomendável ficar atento ao calendário do site oficial para atualizações.

Neste primeiro semestre, ainda sem data definida, mas previsto para fevereiro ou março no Kennedy Space Center, o lançamento do Artemis I será um momento histórico. Trata-se do primeiro teste dos sistemas de exploração do espaço profundo da NASA. A espaçonave Orion será lançada no topo do enorme foguete Space Launch System (SLS) para a primeira de uma série de missões de exploração humana do espaço profundo. Este voo de teste sem tripulação demonstrará a capacidade da NASA de estender a existência humana à Lua e além.

Primeira cápsula do espaço profundo de nível humano, a Orion permanecerá no espaço sem atracar em uma estação espacial por mais tempo do que qualquer nave antes na história. Além de retornar à Terra mais quente e rápido do que qualquer outra espaçonave até hoje.

Em 28 de fevereiro, a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, a Axiom-1 será a primeira missão privada a transportar uma tripulação de 4 pessoas para a Estação Espacial Internacional. Já no dia 1º de março está programado o Geostationary Operational Environmental Satellite-T (GOES-T), que será lançado no topo de um foguete Atlas V da United Launch Alliance. O intuito da missão é fornecer imagens avançadas e medições atmosféricas do clima, oceanos e meio ambiente da Terra. Ele mapeará raios e melhorará o monitoramento da atividade solar e do clima espacial.

No dia 15 de abril a próxima missão tripulada do Programa de Tripulação Comercial da NASA envia astronautas para a Estação Espacial Internacional a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9. Esta missão, focada na ciência, se estenderá por 6 meses. Aqueles que desejam ver o Crew-4 do Kennedy Space Center Visitor Complex podem antecipar o lançamento de pacotes de visualização que incluirão entrada e acesso a locais de visualização exclusivos atrás dos portões da NASA.

Por fim, em maio, sob o Programa de Tripulação Comercial da NASA, o Boeing CST-100 Starliner Orbital Flight Test (OFT) lançará a espaçonave a bordo de um foguete Atlas V da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral SLC-41. Este é o segundo lançamento UNCREWED (sem tripulação) do Starliner da Boeing, abrindo caminho para o lançamento de astronautas para a Estação Espacial Internacional.

Mais notícias

Ver tudo de IN News