Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Pegue o Bondinho 28 e conheça um país literário. Clica aqui e vem entender!

Por carol - Em 30/06/2022 às 5:20 PM

Este ano, Portugal é o convidado de honra da 26ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre os dias 2 e 10 de julho, no Expo Center Norte A participação portuguesa no evento tem como objetivo promover os autores portugueses, apoiar a cooperação entre editoras portuguesas e brasileiras, reforçar o conhecimento da cultura literária portuguesa no Brasil e ainda promover Portugal como destino de múltiplas experiências de turismo literário, inspirando futuras viagens.

Lisboa 1 (1)

.

As iniciativas do Turismo de Portugal na BILSP 2022, fazem parte de um programa de ações para valorizar e promover o Turismo Literário, que pretendem colocar Portugal no mapa dos destinos literários. Para iniciar essa viagem, pegue o Bondinho 28, um símbolo de Lisboa e de Portugal, e deixe-se mergulhar na vasta riqueza do país, destacando a genuinidade e autenticidade das suas experiências turísticas. Quem visitar essa réplica do bondinho, que estará no stand de Portugal na BILSP 2022, poderá passear pelas regiões vinícolas, pelo universo gastronómico, pela natureza, arte e cultura portuguesa. É possível ainda conhecer as ruas históricas e pontos importantes de Lisboa no clássico trajeto do Prazeres 28. Além do mais, o Turismo de Portugal terá uma programação completa dirigida aos agentes turísticos do Brasil, que vendem roteiros de viagens para Portugal.

Paragem obrigatória nesta Bienal é a Exposição SketchTour Portugal Reload, uma junção de literatura e arte. O Brasil é o primeiro país do mundo a receber a exposição. A mostra resulta na segunda edição do projeto SketchTour Portugal, lançado em 2017 pelo coletivo de artistas Urban Sketchers, com apoio do VisitPortugal. Este projeto junta vinte Sketchers portugueses e estrangeiros, que foram desafiados a retratar experiências turísticas em Portugal através dos seus sketches, aos quais se juntam onze autores e escritores de referência da língua portuguesa, que descreveram o país, a sua cultura, paisagens e experiências, ampliando os desenhos com as suas palavras e textos. O livro resultante do projeto será também apresentado durante a BILSP.

A exposição contém, além dos desenhos e textos, materiais recolhidos durante as visitas, uma biblioteca sonora e visual das várias regiões e o mapeamento dessas vivências no território, tornando-se uma verdadeira experiência transmídia através do Destino Portugal, procurando inspirar viagens futuras.

Além da literatura, essa edição da Bienal traz um pouco da gastronomia e dos vinhos de Portugal. Na área Cozinhando com Palavras, que explora a relação entre literatura e a gastronomia, o país homenageado está presente com o programa “Portugal dos Sabores”, onde as letras vão se misturar com os gostos portugueses. Doçaria, o alfabeto do vinho, o queijo e vinho do Porto, a broa de azeite e comida de mãe são algumas das sessões.

Mais notícias

Ver tudo de IN News