Lançamento

Professora cearense Rennata Feitosa lança livro sobre Teatro Comunitário na Cidade de Deus (RJ)

Por carol - Em 12 de janeiro de 2022

A partir de pesquisa de fôlego em uma das periferias mais conhecidas do Brasil, Rennata Feitosa, cearense radicada no Rio, retorna a sua cidade natal para lançar seu primeiro livro.

67729731 143a 4595 8cfc 9754e856798e

“Como o campo de conhecimento das Artes Cênicas, especialmente o Teatro Comunitário, pode construir um projeto pedagógico que se torne referência cultural, democrática, participativa e dialógica para toda a comunidade escolar?” Orientado por esta questão, o livro “No palco a Escola Dorcelina. A contribuição do teatro para a construção de um espaço de referência cultural na Cidade de Deus”, publicado pela Metanoia Editora, será lançado no dia 21 de janeiro, das 16h às 19h, na Livraria Lamarca, em Fortaleza (CE).

A pesquisa que deu origem ao livro foi desenvolvida pela professora Rennata Feitosa na Escola Pública Municipal Dorcelina Gomes da Costa, que atende a comunidade Cidade de Deus, na periferia da cidade do Rio de Janeiro. O resultado rendeu sua tese de doutorado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT/UDESC) e agora estará disponível como publicação a todos os interessados na interlocução entre Teatro, Educação e Sociedade.

Esta pesquisa teórico-prática, produzida entre 2017 e 2019, reflete sobre uma experiência pedagógica, no contexto da educação pública, desenvolvida em uma perspectiva da ação cultural, pautada e inspirada na prática e na reflexão teórica do e sobre o Teatro Comunitário. Ela dialoga com autores clássicos e contemporâneos, referências na interlocução entre educação e teatro no Brasil, como Paulo Freire, Augusto Boal, Márcia Pompeo Nogueira, Marina Henriques e Tim Prentik.

O livro esboça o processo de transformação da Escola Dorcelina Gomes da Costa em um espaço de referência cultural pela e para a comunidade escolar e seu entorno. O processo, acompanhado pela pesquisadora, que, na época, era também professora na escola, constitui-se em uma prática desafiadora, onde o conhecimento em Artes Cênicas se tornou um dos principais fios condutores da construção do Projeto Pedagógico da instituição.

Ainda que o processo da escola continue se desdobrando e que a tese trate de um recorte temporal do fenômeno estudado, os resultados finais do trabalho apontam para uma relação bastante frutífera da contribuição que as Artes Cênicas, em especial o Teatro Comunitário, podem oferecer às instituições de ensino brasileiras nos processos de definição e redefinição de vários aspectos de seus projetos pedagógicos.

:: Sobre a pesquisadora

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT/UDESC), Rennata Lillya Feitosa de Souza é professora, há mais de dez anos, do Município do Rio de Janeiro e Orientadora Educacional Pedagógica no Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), é, ainda, especialista em Orientação Educacional pela Universidade Cândido Mendes (RJ). É graduada pelo Curso de Tecnologia em Artes Cênicas, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET-CE), e em Pedagogia, pela Universidade do Vale do Acaraú (CE). A pesquisa lançada como livro foi orientada pelas professoras Dra. Márcia Pompeo (in memorian) e Dra. Tereza Franzoni, ambas do PPGT/UDESC.

O livro já está disponível para compra pelo site da Metanoia Editora (https://loja.metanoiaeditora.com/a-contribuicao-do-teatro-para-a-construcao-de-um-espaco-de-referencia-cultural-na-cidade-de-deus).

Mais notícias

Ver tudo de IN News