Alerta à população

Deputado Salmito faz alerta sobre motivo do aumento dos combustíveis no Brasil

Por Eveline - Em 23 de junho de 2022

Deputado Estadual Salmito 2

Deputado estadual Salmito

Durante a sessão plenária presencial e remota da Assembleia Legislativa, desta quinta-feira (23), o deputado estadual Salmito subiu à Tribuna para chamar a atenção da população sobre o real motivo do aumento dos combustíveis no Brasil e sobre o impacto do Projeto de Lei Complementar nº 18/2022, de autoria do deputado estadual Danilo Forte (União/CE).

Segundo Salmito, o ICMS, imposto estadual que é calculado sobre o preço do óleo diesel, estava congelado desde novembro de 2021, mesmo o óleo diesel tendo aumentado 68% só em 2022.

O deputado ainda reforçou que, o preço aumentou na bomba, nos postos de combustíveis, mas não aumentou para efeito de cobrança de ICMS. No Ceará, para esse combustível que já é subsidiado, é cobrada uma alíquota de 18%. Portanto, a redução que o PLC do deputado Danilo Forte propõe é de 18% para 17%, portanto, uma redução de 1%.

Salmito conclui que, por causa do projeto, o povo cearense e os empresários que geram emprego e renda vão pagar o óleo diesel mais caro, porque dia 30 de junho termina o congelamento do preço referência no Brasil inteiro e, com os preços descongelados para efeito de cobrança do ICMS, o reajuste do óleo diesel vai ser de 68% e a redução no Ceará, será de 1%.

“Agora, me explique: como 1% é maior que 68%? Cearense, preste atenção nessa conta”, alertou Salmito.

Mais notícias

Ver tudo de IN Express