PROJETO PILOTO

GNR Fortaleza inicia testes de mistura de gás natural e biometano com a Cegás

Por Marcelo - Em 08/03/2024 às 8:02 PM

A GNR Fortaleza, usina de biometano fruto de parceria entre as empresas Marquise Ambiental e MDC, deu início ao teste da mistura de biometano com gás natural na rede de distribuição da Cegás, no Ceará. Com prazo de seis meses, o projeto piloto tem autorização especial da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e os resultados poderão ser usados como base para atualizações da regulamentação do setor. A aprovação da ANP para esse tipo de operação é inédita no Brasil.

Início de testes da GNR Fortaleza é pioneiro e será referência nacional

Os testes foram iniciados nesta sexta-feira (8) e, dessa forma isso, o Ceará passou a receber em sua rede canalizada uma mistura controlada de gás natural e biometano. Esta configuração pioneira reforça a posição da rede do Estado entre as mais renováveis do mundo. Inaugurada em 2017, a GNR Fortaleza capta e trata o biogás produzido no aterro sanitário que recebe resíduos sólidos gerados na Região Metropolitana de Fortaleza. A usina purifica o biogás para a produção do biometano e transforma um passivo ambiental em um ativo energético de alto valor agregado e pegada reduzida de carbono.

O processo

Até o início do teste, a Cegás fornecia gás para os seus clientes finais em três composições diferentes: uma parte da rede recebia gás natural puro, uma parte recebia biometano puro e uma última fração recebia uma mistura dos dois combustíveis. Agora, com as mudanças promovidas pelo teste, todo o biometano e o gás natural são previamente misturados e monitorados antes de entrarem na rede de distribuição. A Cegás e a GNR Fortaleza investiram em uma estação que mistura os combustíveis.

O sistema é automatizado, controla a qualidade do produto e o injeta diretamente na rede de distribuição, garantindo as especificações técnicas de poder calorífico mínimo exigidas pela ANP, que fará um acompanhamento periódico dos resultados do teste. Se for bem-sucedido, esse teste poderá dar subsídio a atualizações da regulamentação da mistura do biometano com gás natural nas redes do País. O teste proporciona também um maior aproveitamento do biogás do aterro sanitário.

O presidente da Cegás, Miguel Nery, afirmou que a experiência com a GNR Fortaleza é uma grande demonstração da capacidade de inovação da companhia. “Temos muito orgulho de termos sido pioneiros em injetar biometano na rede de gasodutos que distribui gás canalizado para nossos clientes industriais, comerciais, residenciais e automotivos. Estamos felizes em darmos mais um passo inovador com essa nova modalidade de operação, que vai permitir a regulamentação do uso de biometano em escala nacional”, afirma.

Já a superintendente de Biogás e Energia da Marquise Ambiental, Suzana Marinho, celebrou os ganhos para a sociedade na ampliação do uso do biometano. “A Marquise Ambiental, que já é pioneira em várias frentes de gestão de resíduos sólidos no País, reforça o seu posicionamento na busca por soluções de grandes impactos na sociedade e no meio ambiente. A GNR Fortaleza foi pioneira e ainda é a única a injetar biometano na rede da distribuidora de gás. Comemoramos muito este novo projeto, que não só permite um aproveitamento melhor do biogás, como também disponibiliza para a sociedade uma fonte com uma menor emissão de gases de efeito estufa”, explica.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business