
ACIMA DA MÉDIA GLOBAL
75% dos brasileiros pretendem comprar um carro elétrico nos próximos cinco anos, revela pesquisa
Por Redação - Em 03/01/2025 às 9:37 AM

A pesquisa também apontou que 20% dos brasileiros não têm interesse em carros elétricos, um número inferior à média global de 31%
Uma pesquisa recém-concluída pela consultoria PwC indicou que 75% dos brasileiros planejam adquirir um carro elétrico nos próximos cinco anos, superando a média global de 60%. O estudo, que entrevistou 17 mil pessoas em 27 países, destaca o crescente interesse do público brasileiro por veículos sustentáveis, apesar do custo inicial ainda elevado desses modelos.
O sócio-líder de energia e serviços de utilidades públicas da PwC Brasil, Adriano Correia, observou que, embora os carros elétricos no país sejam mais caros do que os movidos a combustão, eles apresentam um custo de manutenção significativamente mais baixo. Para o especialista, esse fator pode contribuir para que as despesas totais com veículos elétricos se aproximem daquelas dos carros tradicionais. Entre os custos totais, é importante destacar que os carros elétricos em São Paulo são isentos de IPVA, um incentivo que pode tornar esses veículos ainda mais atrativos.
A pesquisa também apontou que 20% dos brasileiros não têm interesse em carros elétricos, um número inferior à média global de 31%. A adesão ao modelo elétrico já é uma realidade para 5% dos brasileiros, sendo que todos os entrevistados dessa parcela afirmaram estar satisfeitos com o desempenho do veículo – uma taxa superior à média global, que é de 93%.
Contudo, a transição para um carro elétrico demanda mudanças nos hábitos dos consumidores. De acordo com Correia, há um tempo de recarga mais demorado, além da necessidade de adaptar instalações nas residências para a recarga do veículo. “Esse é um desafio que já foi enfrentado por outros países, como os da Europa, onde a utilização dos carros elétricos está mais consolidada”, explicou. Nessa região, embora o uso de veículos elétricos tenha crescido, os debates sobre sustentabilidade também surgiram, considerando a origem da eletricidade, em grande parte proveniente de termelétricas a carvão.
Correia acredita que, assim como ocorreu na Europa, o Brasil verá uma queda no entusiasmo pelos carros elétricos após a “euforia da novidade tecnológica”. A conscientização sobre os desafios envolvidos na utilização do veículo elétrico pode impactar a adesão, especialmente se a infraestrutura de recarga não evoluir para acompanhar o aumento da demanda.
Infraestrutura
Outro aspecto relevante apontado pela pesquisa é a limitação da infraestrutura de recarga no Brasil. Atualmente, o número de pontos de recarga é ainda pequeno, o que pode dificultar o uso intenso desses veículos, principalmente em regiões mais afastadas. O especialista alerta que, à medida que o número de veículos elétricos aumentar, será necessário um planejamento mais adequado para o sistema de distribuição de energia elétrica. “O carro elétrico vai exigir mais da rede. Vamos precisar de um gerenciamento mais eficiente, especialmente por regiões”, destacou.
O aumento na demanda por carros elétricos também é confirmado pelos dados do mercado. Em novembro, a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) registrou 17.143 unidades vendidas, um crescimento de 60,7% em relação ao mesmo mês de 2023, marcando o maior número de vendas da série histórica, iniciada em 2012. Em todo o ano de 2024, a expectativa da ABVE é que o Brasil registre cerca de 170 mil veículos elétricos comercializados, incluindo tanto os modelos totalmente elétricos quanto os híbridos, que combinam motores a eletricidade e a combustão.
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