CUSTOS ELEVADOS

Aberje lança manual para as empresas combaterem os prejuízos das fake news

Por Marcelo - Em 26/07/2021 às 10:39 AM

A divulgação de notícias falsas – as fake news – resulta a cada ano, em todo o planeta, em prejuízos de quase R$ 500 bilhões. Boa parte desse montante é arcado por empresas. Diante desse cenário e com o objetivo de criar uma espécie de anticorpo social contra o problema – que vem ganhando escala por meio da internet – a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial elaborou um manual que pretende transformar os empregados das empresas “em agentes imunizadores contra notícias falsas na sociedade”.

Fake News geram altos custos e reduzem  competitividade                             Foto: Divulgação

O Manual Prático de Combate à Desinformação nas Empresas é o primeiro material de educação midiática que a Aliança Aberje de Combate às Fake News disponibiliza para o setor produtivo no Brasil, segundo o diretor-geral da Aberje, Hamilton dos Santos. Segundo ele, a ideia inicial foi aproveitar uma “iniciativa inspirada pelas lideranças de comunicação das grandes empresas para promover a instrução informativa dos funcionários dessas mesmas organizações” – todas ligadas à Aberje.

“Trata-se aqui de um universo nada desprezível de 6 milhões de trabalhadores. Em outras palavras, é um esforço inicial para transformar esses empregados em verdadeiros agentes imunizadores contra notícias falsas na sociedade”, afirmou Hamilton.

O manual apresenta nove capítulos que ajudam as empresas a identificar suas vulnerabilidades informativas, de forma a aumentar o nível de consciência midiática dos seus funcionários, a engajar lideranças contra notícias falsas e, sobretudo, a estabelecer planos de prevenção e contingência em relação a fake news.

Custo pesado

Citando um estudo da Universidade de Baltimore, Santos diz que essas notícias falsas custam US$ 78 bilhões por ano para toda a sociedade mundial. “É quase meio trilhão de reais. As fake news se tornaram, portanto, um novo e pesado custo de transação na economia mundial”, argumentou, ao explicar que os custos de transação são valores necessários à realização de uma atividade, mas que não fazem parte direta do sistema de produção, tais como acerto de contratos, questões regulatórias, burocracias internas, monitoramentos e segurança.

“Quanto mais o setor produtivo é obrigado a pagar por essas questões, menos competitivo ele é”, completou Hamilton dos Santos, ao explicar que o combate às fake news busca fazer da educação midiática uma ferramenta para eliminar a desinformação. E que, além de divulgar o manual para as empresas, a Aberje pretende lançar um dossiê com os principais desafios e propostas sobre as notícias falsas na sociedade. (Agência Brasil)

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