DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Alckmin conhece oportunidades na cadeia de hidrogênio verde a partir do Cipp

Por Redação - Em 30/09/2023 às 9:31 PM

Geraldo Alckmin E Elmano De Freitas Em Visita Ao Cipp Foto Hiane Braun Governo Do Ceará

O governador Elmano de Freitas apresentou as potencialidades do Cipp ao vice-presidente da República FOTO: Hiane Braun/Governo do Ceará

A primeira visita oficial do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ao Ceará incluiu uma passagem pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), onde o governador Elmano de Freitas apresentou as oportunidades de crescimento econômico para o Estado na cadeia de hidrogênio verde (H2V). Além da produção do combustível renovável, também estão sendo negociados investimentos para a fabricação de equipamentos utilizados no processo produtivo do H2V.

“O Estado já estuda e negocia a produção de eletrolisadores, que seria uma indústria vinculada ao H2V. O objetivo é investir em empreendimentos de toda a cadeia do Hidrogênio, no Porto do Pecém. Já possuímos, inclusive, com os aerogeradores, por exemplo. Queremos desenvolver toda essa cadeia para que a nova indústria verde seja ainda mais completa e robusta no Ceará”, disse Elmano de Freitas durante a visita de Alckmin ao Cipp, que também contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e foi guiada pelo presidente do Complexo, Hugo Figueiredo.

Na ocasião, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços ressaltou o potencial do Cipp, demonstrando otimismo com o desenvolvimento industrial da região. “Esse é o futuro. É a realização da neo-industrialização de energia limpa e energia renovável, produzindo um hidrogênio que vai atender o mundo. Aqui, um hub de hidrogênio verde, atraindo investimento industrial”, salientou.

O presidente do Cipp lembrou que o Ceará já possui 32 memorandos de entendimento assinados para a realização de investimentos em H2H no Complexo. ” São empresas de diversos locais do mundo, incluindo Europa, América do Norte, Ásia, Austrália e do Brasil. Nossos esforços são para converter esses memorandos em ação, em projetos”, disse Hugo Figueiredo.

Antes da visita, as autoridades participaram de um almoço, onde conversaram sobre as oportunidades de crescimento do Ceará, principalmente por meio da estrutura do CIPP. O ministro da Educação, e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, fez questão de ressaltar o potencial do local.

“Todos que conhecem o Complexo do Pecém ficam encantados com o potencial, principalmente por conta de sua infraestrutura e custo operacional. Maior exemplo desse potencial é a parceria com o Porto de Roterdã, que não teria vindo ao Ceará se não tivesse apostado nessa localização privilegiada, com calado natural e demais vantagens”, disse Camilo Santana.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business