ECONOMIA EM EXPANSÃO

Artur Bruno palestra sobre a evolução história da capital cearense na ACE

Por Marcelo - Em 26/04/2024 às 7:43 PM

A Academia Cearense de Economia (ACE) recebeu o professor e assessor de Assuntos Municipais do Governo do Ceará, Artur Bruno, que ministrou nesta sexta-feira (26) uma palestra com debates e reflexões sobre a história dos 298 anos da cidade de Fortaleza, desde a época das capitanias hereditárias. Ele foi recebido pelo presidente da ACE, Lauro Chaves Neto, e um numeroso grupo de acadêmicos.

Lauro Chaves e Artur Bruno na Academia  Cearense de Economia

Em sua apresentação, Bruno lembrou que a Vila de Fortaleza foi a segunda do Ceará, instituída em 1726, 13 anos após a instalação da primeira, a Vila de Aquiraz (1713). Citou nomes importantes da história como Vicente Yáñez Pinzon e Martins Soares Moreno, o ‘Guerreiro Branco’, como personagens dessa evolução. E mostrou que as vilas de Icó e Aracati foram a terceira e quarta instaladas, respectivamente.

“Ele ministrou uma palestra sobre a evolução histórica de nossa Capital, desde uma pequena vila, até hoje como a quarta maior cidade do Brasil em população e o maior PIB do Nordeste. Com todos os aspectos históricos do crescimento da cidade, numa economia baseada principalmente em comércio e serviços. E foram abordados também muito temas ligados às desiguldades aqui existentes”, destaca o presidente da entidade.

O economista disse ainda que os acadêmicos de economia foram debatidas algumas reflexões sobre como reduzir as desigualdades. “E com a evolução histórica de Fortaleza, como aproveitar os seus potenciais e diferenciais econômicos, sempre muito ligados ao comércio, serviços, ao Hub de dados, tecnologia da informação, inteligência artificial (IA), ao turismo, pela sua região estratégica entre o Norte e Nordeste e na ponta do Atlântico, que a coloca na menor distância para a Europa e Estados Unidos”, completa Lauro Chaves.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business