MERCADO VAREJISTA
Alta do dólar, aliada à falta de insumos e contêineres, devem impactar o resultado das vendas neste final de ano no Brasil
Por Marcelo - Em 22/10/2021 às 1:37 PM
Uma série de gargalos logísticos provocados pela pandemia de Covid-19 – como a alta volatilidade do dólar e a quebra da cadeia de suprimento de insumos, principalmente semicondutores e chipsets -, as compras de final de ano poderão ser impactadas, podendo ocorrer, até mesmo, falta de produtos no mercado brasileiro.
Para contornar esses gargalos, grandes varejistas decidiram antecipar a compra de mercadorias importadas. “Alguns clientes do varejo, que são os que mais sofrem com a disponibilidade de mercadorias, já vinham com esse planejamento de antecipar compras, como ocorreu no Dia das Mães, Dia das Crianças, e agora para o final de ano, de olho nas dificuldades com entregas”, explicou Augusto Fernandes, CEO da JM Negócios Internacionais.
Entretanto, ele avalia que a falta de contêineres e a alta do preço dos fretes, atrelada à escalada do dólar, poderá causar escassez de alguns produtos no comércio varejista. “Diante das dificuldades dos últimos meses, é provável que faltem mercadorias para o fim de ano”.
Se por um lado a falta de contêineres vem pressionando os custos logísticos no mundo inteiro, a variação do dólar interfere diretamente nas compras dos varejistas brasileiros. Considerando apenas os últimos 12 meses, o dólar, que hoje gira em torno dos R$ 5,60, variou da máxima de R$ 5,77 (29 de outubro de 2020) à mínima de R$ 4,91 (26 de junho de 2021).