VENDAS NO FIM DE ANO

Assis Cavalcante vê cenário positivo para o crescimento nas vendas do comércio

Por Marcelo - Em 02/09/2022 às 12:11 PM

Os quatro últimos meses do ano geralmente são bastante positivos para o movimento do comércio varejista em geral, uma vez que englobam o Dia das Crianças, a Black Friday e a principal data comemorativa do ano, o Natal. Além disso, o Ano Novo também incrementa o volume de vendas, principalmente nos supermercados e outros estabelecimentos que têm foco nos segmentos de alimentação e bebidas.

Assis Cavalcante crê em bons resultados no comércio neste fim de ano                Foto: Portal IN

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Assis Cavalcante, esse ano vem se comportando positivamente acima de 2021. As grandes datas comemorativas ocorridas até o mês passado – Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais -, apresentaram movimentos superiores aos registrados em 2021. E, mês a mês, as vendas estão superando os resultados pré-pandemia.

E no período conhecido como B-R-O-bró, ainda existe o pagamento do 13º salário dos trabalhadores com carteira assinada, muitas vezes a segunda parcela, pois há algum tempo as três esferas de poder – Federal, Estadual e Municipal -, em sua maioria, pagam a primeira parcela no meio do ano, como forma de injetar recursos na economia em um período que, geralmente, isso não acontecia.

“O movimento de alta do nosso Produto Interno Bruto (PIB) tem provocado melhorias no setor econômico como um todo. E também estamos verificando uma redução dos níveis de inflação, o que é extremamente benéfico para o comércio. Este ano vem crescendo acima de 2019, em média 5% em cada mês – agosto de 2022 comparado a igual mês de 2019, o que é um desempenho muito interessante, por isso está havendo essa expansão no nível de empregabilidade no País”, afirmou.

Mercado novo

Ele destacou, ainda, um movimento diferente registrado este ano, com relação à primeira data comemorativa do segundo semestre. “No Dia dos Pais deste ano foi verificado que muitas noras deram presentes aos seus sogros, algo que não era observado antigamente. Trata-se de um mercado novo para o nosso comércio varejista. Então, foi muito bom para o setor. E devemos lembrar que todo o cenário econômico positivo gera impactos que favorecem as vendas”, salientou.

No final de agosto a CDL lançou a campanha Fortaleza Liquida 2022, que reúne a maioria das lojas de rua e dos principais shopping centers da capital cearense, numa época em que não existe nenhuma data comemorativa. Com descontos de até 70% em alguns produtos selecionados, a campanha iniciou no último dia 26 de agosto e vai até a próxima terça-feira (6), com o sorteio de um Toyota Corolla, cinco televisores e um caminhão cheio de prêmios.

Dia das Crianças sempre gera um aumento no fluxo de pessoas nas lojas

O dirigente lembrou que no mês que vem existe uma data comemorativa que, invariavelmente, gera um incremento nas lojas da capital cearense. “O Dia das Crianças é a terceira melhor data para as vendas no varejo, pois elas têm muita influência sobre os pais. Então, normalmente, há um aquecimento nas vendas em outubro. E em novembro temos a Black Friday, que também acaba gerando uma expansão no movimento nas lojas, tanto físicas quanto online”, afirmou o presidente da CDL de Fortaleza.

Outro fator positivo para o comércio é a queda do preço da gasolina, proporcionando mais recursos para as pessoas irem às compras. A campanha política também movimenta a economia – tanto formal quanto informal -, pois além de aumentar a venda de camisetas, tecidos para confeccionar as bandeiras, movimento nas gráficas, ainda existe o recurso extra para aquelas pessoas que fazem o corpo a corpo com os eleitores, distribuindo santinhos ou segurando as bandeiras nas ruas, e que vão para o comércio também.

Fim de ano

Bares e restaurantes são impactados positivamente em dias de jogos da Copa

Ainda em novembro acontece a Copa do Mundo 2022, no Catar, que inicia dia 20 e vai até 18 de dezembro, também movimenta o comércio com a venda de televisores, camisetas, bandeiras, bolas, e até mesmo os supermercados, com alimentos e bebidas, além de bares e restaurantes. Isso porque muitas pessoas aproveitam os jogos para se reunir com familiares e amigos, gerando uma expansão nas vendas.

E em dezembro é celebrado o Natal, considerada a principal data comemorativa do ano, pois é um período em que, tradicionalmente, as pessoas presenteiam familiares e até mesmo amigos mais próximos. A CDL promove o evento Ceará Natal de Luz, que também ajuda a movimentar o comércio na cidade. “A indústria está produzindo e entregando, o que corrobora para o crescimento das vendas. O 5G está chegando em nossa Capital e muita gente está abrindo lojas novas de smartphones para aproveitar o momento de entrada dessa tecnologia. E ainda teremos o Réveillon, que incrementam as vendas de vários artigos, principalmente roupas, alimentos e bebidas”, completou Assis Cavalcante.

Coral da Luz anima as noite durante o evento promovido pela CDL de Fortaleza, em vários pontos da capital cearense 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business