Capítulo Ceará

Câmara de Comércio Brasil-Portugal destaca a Economia Azul em evento sobre oportunidades e inovação

Por Marlyana Lima - Em 12/06/2025 às 2:45 PM

Img 0943

Carlos Maia, Patrícia Campos, Luiz Veiga Martins e Rômulo Soares

Em uma iniciativa que fortalece os laços econômicos e estratégicos entre Brasil e Portugal, empresários cearenses participaram, nesta semana, de um encontro promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Portugalcapítulo Ceará – para discutir os rumos e oportunidades da chamada “economia do mar”. O evento foi realizado em Fortaleza, na data simbólica do Dia Mundial dos Oceanos e do Dia de Portugal, e teve como destaque a palestra do professor português Luiz Veiga Martins, referência internacional em sustentabilidade e diretor da Nova Business School, de Lisboa, além da Unitar/Sifal.

Com forte viés econômico e ambiental, o evento reuniu cerca de empresários e personalidades cearenses interessados em aprofundar o diálogo sobre a economia azul – conceito que engloba todas as atividades econômicas sustentáveis relacionadas aos oceanos e zonas costeiras.

Entre os presentes, o comodoro do Iate Clube de Fortaleza, Pompeu Vasconcelos,  avaliou o encontro como promissor para enriquecer o debate e as ações na área de Economia Azul. “Esse é um conceito que abrange o uso sustentável dos recursos marinhos e costeiros, vem ganhando destaque como uma das principais apostas para o desenvolvimento econômico do Ceará. Áreas como turismo marítimo, biotecnologia marinha e pesca sustentável estão entre os setores que oferecem novas oportunidades de negócio e ampliação da oferta de empregos qualificados”, ponderou.

Veiga Martins apresentou o panorama da economia azul em países europeus como Portugal, França e Alemanha, destacando os avanços na exploração sustentável dos recursos marinhos. Entre os destaques, estão a geração de energia eólica offshore – em que Portugal ocupa posição de vanguarda –, a pesca sustentável e o crescimento consistente do turismo costeiro no continente europeu. O professor ainda revelou um dado expressivo: hoje, 45 mil empresas em Portugal estão ligadas à economia do mar.

Img 0934

Carlos Maia, Pompeu Vasconcelos, Marcos Veríssimo e Marcos Albuquerque durante evento realizado pela Câmara Brasil Portugal

Durante sua exposição, Veiga fez questão de ressaltar o potencial do litoral cearense para abrigar grandes projetos de geração de energia eólica em alto-mar. “Há um cenário promissor no Ceará, com projetos prestes a sair do papel, dependendo apenas da regulamentação federal já aprovada pelo Congresso”, afirmou. A menção despertou entusiasmo nos presentes, especialmente por coincidir com discussões em curso sobre a viabilidade e os impactos regulatórios desse tipo de investimento no Brasil.

Img 0993

Professor Luiz Veiga Martins foi homenageado com uma placa de prata

O empresário Carlos Maia, sócio da Termaco, avaliou a apresentação como fundamental para elucidar as possibilidades econômicas do setor. Ao final do evento, Martins foi homenageado com uma placa de prata, entregue por Maia, Patrícia Campos e Rômulo Soares, ativista da causa e fundador do Winds For Future Festival.

Img 0962

Evento ocorreu em uma data simbólica: o Dia Mundial dos Oceanos e o Dia de Portugal

Mais notícias

Ver tudo de IN Business