MOBILIZA

Carlos da Costa deverá trabalhar para reduzir o Custo Nordeste

Por Marcelo - Em 6 de março de 2020

Carlos da Costa falou sobre os programas para alavancar a produtividade                                   Foto: Divulgação

O titular da Sepec do Ministério da Economia, Carlos da Costa, afirmou que segundo um levantamento realizado pelo Governo Federal, o Custo Brasil consome R$ 1,5 trilhão por ano das empresas, o que representa 22% do PIB nacional.

E que o Custo Nordeste ainda não se sabe ao certo, mas estimativas indicam que o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas enfrentadas pelas empresas na região é de 20 a 30% maior, durante evento realizado nesta sexta-feira (6), na FIEC.

“Precisamos trabalhar para reduzir o Custo Nordeste já. E reduzir não é 1% ou 2%. É 20%, 40%. É isso que vai fazer com que o Nordeste volte a crescer”, afirmou, durante o evento de Mobilização pelo Emprego e Produtividade, o Mobiliza Brasil, iniciativa do Governo Federal em parceria com os estados e o Sebrae, para simplificar a vida de quem produz, gerando emprego e renda.

Dentre as medidas para destravar o ambiente de negócios estão: Simplifica, Emprega +, PRÓ-Infra, Brasil 4.0, Prospera MPEs e Concorrência para a Prosperidade, que irá ampliar a concorrência no mercado de gás, gerando redução desse custo para as empresas.

Ricardo Cavalcante, Carlos da Costa e Eduardo Diogo

Outra ação que impactará diretamente no Ceará é a nova BR do Mar. Trata-se da MP de liberalização do mercado de cabotagem que está prestes a ser enviada para apreciação do Congresso Nacional. O presidente da FIEC e Conselho Deliberativo do Sebrae-CE, Ricardo Cavalcante, demonstrou total apoio à iniciativa.

“Todos nós somos testemunhas do quanto o povo cearense é ousado, criativo e empreendedor. Mas também sabemos o quão difícil é empreender, desenvolver e manter os nossos negócios ativos e competitivos. Por isso, essa iniciativa está em total sintonia com o que precisamos e defendemos”, disse.

Ainda durante o evento na FIEC, Carlos da Costa elogiou a parceria do deputado federal Domingos Neto à frente da Relatoria do Orçamento e enfatizou a importância do Poder Legislativo. “Sem o Legislativo não conseguimos avançar no Brasil”, destacou o secretário.

Mobiliza

O Mobiliza Brasil no Ceará contou com um público de mais de 800 pessoas e reuniu lideranças empresariais, prefeitos, parlamentares, representantes da sociedade civil e outras autoridades municipais e estaduais.

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, destacou a participação no evento de empreendedores do interior do Estado e de prefeitos de municípios de todas as regiões do Ceará.

“É preciso estarmos juntos e aliados (ao Governo) a serviço do Brasil. Essa causa – do emprego e da produtividade – é nacional, é de todos nós. E o Sebrae tem a obrigação de servir aos pequenos empreendedores da melhor maneira possível”, ressaltou.

Mais agenda

No fim da tarde, após visitar a região do CIPP e da ZPE-Ceará, Carlos da Costa e sua comitiva pousaram no heliponto do BS Design, onde todos foram recepcionados pelo empresário Beto Studart e conheceram o escritório da BSPAR. Na sequência foi servido um coquetel para todos e, à noite, Carlos da Costa seguiu para o Senac Reference, para jantar com o presidente Maurício Filizola e outros representantes do Sistema Fecomércio Ceará.

Beto Studart recepcionou a comitiva do secretário com um coquetel no seu escritório no BS Design

Mais notícias

Ver tudo de IN Business