PREVENÇÃO À COVID-19

CDC inicia testagem de colaboradores e terceirizados no Porto de Fortaleza

Por Marcelo - Em 17/08/2020 às 8:43 PM

A Companhia Docas do Ceará, com o apoio da Secretaria de Saúde do Governo do Ceará, Fiocruz-CE e Anvisa, iniciou nesta segunda-feira (17) a testagem de Covid-19 com colaboradores e terceirizados do Porto de Fortaleza, além de servidores de órgãos federais que atuam no Mucuripe. Somente hoje, foram realizados 145 testes RT-PCR e IgG, e também captados 11 doadores de medula óssea, numa campanha desenvolvida pelo Hemoce.

Engenheira Mayhara Chaves está à frente das ações da CDC                           Foto: Divulgação

Trata-se de um ação considerada inédita no setor portuário, que vai disponibilizar 250 testes RT-PCR, 250 testes IgG e mais 300 testes rápidos. Os dois primeiros serão realizados até amanhã, e os outros 300 rápidos até a próxima sexta-feira.

De acordo com a diretora-presidente da CDC, desde abril havia sido solicitado à Sesa a testagem dos colaboradores, mas devido ao grande fluxo que estava ocorrendo à época e o grande número de trabalhadores no porto, somente agora isso foi possível.

“Agora, junto com a Anvisa, foram disponibilizados 500 testes – RT-PCR e IgG – para garantir a tranquilidade dos nossos colaboradores que estão vindo trabalhar presencialmente. Também temos respeitado todos os protocolos de segurança na operação dos navios que chegam aqui. Sem a realização de desembarques da tripulação”, disse Mayhara Chaves.

Ele destacou, ainda, que na entrada do Porto de Fortaleza há pessoas fazendo o controle da temperatura corporal de quem chega para trabalhar, a fim de garantir a tranquilidade operacional. “É feita a medição e se em meia hora a temperatura não tiver baixado a pessoa é orientada a procurar um atendimento médico”, lembrou Mayhara.

Já o coordenador estadual da Anvisa, Raniele Lima, afirmou que a importância da realização dos testes é colocar em prática as orientações da OMS, que são a testagem em massa e o isolamento social.

“Esse é o grande ganho para os trabalhadores do Porto do Fortaleza. E estamos fazendo essa ação, também, no Fortaleza Airport e no Porto do Pecém. Os pontos de entrada de todo o Ceará estão cobertos por testagem, tanto para as autoridades intervenientes, como os colaboradores das administradoras portuárias”, salientou Raniele.

“A iniciativa é mais uma ação estratégica das barreiras sanitárias do Estado que considera áreas de portos, aeroportos e recintos alfandegários como locais importantes para o monitoramento da Covid-19”, explicou a técnica da Vigilância Sanitária da Sesa, Jane Cris Cunha.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business