
planejamento e gestão
Ceará Mais Digital amplia serviços e atinge 291 mil usuários; BID destaca avanços do programa
Por Marlyana Lima - Em 24/05/2025 às 1:41 PM

Mariano Lafuente, Sandra Monteiro e Alexandre Cialdini
O secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, reuniu-se na última quinta-feira (22) com o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Mariano Lafuente, para avaliar os avanços do programa Ceará Mais Digital, iniciativa voltada à modernização digital do Estado. Durante o encontro, também foram discutidas as próximas contratações previstas no âmbito do projeto.
A reunião contou com a participação da secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro, que apresentou ações destinadas à construção de um ecossistema de inovação para impulsionar o desenvolvimento regional.
Entre os principais avanços do programa, destacam-se a ampliação dos serviços públicos digitalizados e automatizados. “Estamos trabalhando intensamente para melhorar o acesso e a disponibilidade dos serviços do Governo do Estado. Queremos que todos estejam na palma da mão, sem a necessidade de deslocamento do cidadão”, afirmou Cialdini.
O secretário ressaltou, ainda, o aprimoramento das ferramentas Acesso Cidadão — que oferece login único aos usuários — e Ceará Digital, portal que concentra os serviços públicos digitais do Estado. Somente em 2024, o Acesso Cidadão registrou 72.788 novos cadastros, totalizando cerca de 291 mil usuários. Segundo Cialdini, esse crescimento é impulsionado, em parte, pelo programa Entrada Moradia, que atrai novos usuários à plataforma.
Outro ponto destacado foi a integração do Acesso Cidadão com o portal de serviços do Ministério Público do Ceará e com o programa Meu Celular. “Essas incorporações facilitam o acesso dos usuários e ampliam a integração com outras plataformas governamentais, fortalecendo a experiência digital do cidadão”, explicou.
Para Mariano Lafuente, o Ceará Mais Digital é referência no país. “Foi o primeiro projeto aprovado por um poder executivo estadual. Está entrando no terceiro ano de execução e o BID tem o privilégio de apoiar o Ceará. O projeto tem entregas importantes na área de conectividade e está promovendo a transformação digital no Ministério Público. Nossa próxima missão será no final de julho. É uma parceria estratégica e de longa data com o Estado”, destacou.
Também participaram da reunião os gestores da Seplag Daniel Bentes, coordenador de Gestão Estratégica de TIC e Transformação Digital, e Deborah Mithya, coordenadora da Unidade de Gerenciamento do Programa.
Modernização

Missão de monitoramento do Programa de Modernização do Poder Judiciário do Ceará
No mesmo dia, Cialdini participou da abertura da quarta missão de monitoramento do Programa de Modernização do Poder Judiciário do Ceará (Promojud), também financiado pelo BID. O encontro contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Heráclito Vieira.
O secretário parabenizou o Judiciário pelos avanços alcançados e ressaltou a importância do programa. “Nós, enquanto servidores públicos, temos o dever — e a honra — de servir à população. Tudo o que implementamos visa melhorar os serviços públicos. É gratificante perceber que, da terceira para a quarta missão, os avanços se intensificaram, e a tendência é progredirmos ainda mais”, afirmou.
O presidente do TJCE destacou a expressiva redução no prazo médio de tramitação dos processos judiciais. “Há quatro anos, o tempo médio desde o ingresso até a baixa de um processo era de quatro anos e três meses. Agora, em abril, verificamos que esse prazo caiu para dois anos e quatro meses, considerando até mesmo os processos suspensos”, comemorou.
Mariano Lafuente também elogiou a condução do Promojud pelo Tribunal. “É um projeto muito bem-sucedido, com excelente administração, planejamento e gestão. Além disso, praticamente todos os produtos foram entregues no prazo estipulado”, afirmou.
Ceará Mais Digital
Lançado em 2023, o programa Ceará Mais Digital tem duração prevista de 60 meses e abrange sete eixos principais: unificação dos canais de atendimento; conectividade e cibersegurança; transformação digital e interoperabilidade; privacidade dos dados; integração e exploração de dados; competência digital; e governança.
Além da Seplag, o programa envolve o Ministério Público do Ceará (MPCE), a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado.
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