MERCADO DE CALÇADOS ESPORTIVOS

CFO da Vulcabras, Wagner Dantas projeta um crescimento significativo este ano

Por Marcelo - Em 26/01/2022 às 1:50 PM

O CFO e diretor de Relação com Investidores da Vulcabras, Wagner Dantas da Silva, afirmou nesta quarta-feira (26), que a empresa tem ao longo deste ano o objetivo de crescer de forma relevante, o que vai demandar uma injeção de capital de giro. Mas, ressaltou que a distribuição de dividendos também será realizada e haverá mais investimentos no e-commerce. A companhia possui uma grande unidade fabril no Ceará, em Horizonte, onde produz os tênis da tradicional marca Mizuno para todo o mercado nacional.

A companhia está num bom momento de recuperação, mesmo com os desafios impostos pela pandemia de Covid-19. “No limite do nosso caixa, a gente vai estar realizando distribuições de dividendos. Capital de giro, no nível que a Selic está, custa caro. Até abril de 2023 pelo menos 25% do lucro de 2022 a gente vai fazer a distribuição, mas se houver oportunidade de distribuir acima disso, vamos distribuir”, disse.

Vulcabras produz tênis das marcas Olympikus, Under Armour e Mizuno          Foto: Divulgação

A Vulcabras realizou uma grande reestruturação de 2014 a 2015, reduzindo significativamente o número de colaboradores e de unidades fabris no Brasil. Mas, por meio de ações estratégicas, inclusive com um re-IPO em 2017, conseguiu liquidar uma dívida onerosa, modernizar o seu parque fabril, ampliar a produção e se manter competitiva no mercado brasileiro de calçados esportivos.

Lembrou que em 2018 a empresa tinha apenas a marca Olympikus e surgiu a oportunidade de parceria com a Under Armour, que já existia no Brasil, mas ainda era pouco conhecida. E houve um casamento perfeito entre a expertise da Vulcabras em calçados esportivos e a Under Armour em vestuário voltado à prática de esportes.

Compra da Mizuno

Já em setembro de 2020 foi anunciada a aquisição da Mizuno no Brasil, que é muito relevante no Brasil e concretizada no início de 2021. Também o licenciamento da marca Azaleia para a Grendene, que foi muito positiva para todos os stakeholders, que puderam focar suas energias em seus portfólios principais. “Hoje a Vulcabras é uma empresa rentável, apesar dos desafios impostos pela pandemia, está gerando caixa, com resultados relevantes, com três marcas que atendem a todas as necessidades e faixas de preço para os atletas ou praticantes de esportes”, destacou Wagner Dantas.

Com tudo isso, hoje a Vulcabras possui a Olympikus, que é uma marca considerada de entrada, mas que possui excelentes produtos; a Under Armour, que é a terceira maior fabricante de artigos esportivos do mundo e que está no Brasil há pouco tempo, sendo uma avenida aberta para o desenvolvimento, e a recém-adquirida Mizuno, que é uma marca premium, com um tíquete médio alto e top of mind para atletas de alta performance, como por exemplo triatletas que disputam o Ironman.

Wagner Dantas disse que a linha Mizuno by Vulcabras está conectada às tendências

O executivo disse que num primeiro momento, a fabricação da linha de tênis Mizuno como era, obrigou a empresa a dar um passo atrás, mas foi realizada uma modernização e novos modelos chegam ao mercado este ano. “A linha Mizuno que a gente começa a comercializar neste primeiro semestre com a tecnologia by Vulcabras, está conectada às principais tendências e deverá entregar margens Ebitda mais próximas do que temos com Olympikus e Under Armour”, explicou Dantas.

O Vietnã produz cerca de 40% dos calçados esportivos do mundo e passou com suas fábricas vários meses fechadas no ano passado, gerando um desabastecimento global. Isso criou novas oportunidades para quem tem produção nacional, com marcas que concorrem com as importadas, como é o caso de Under Armour e Mizuno. “Olhando para o horizonte do primeiro trimestre deste ano, tem uma janela de oportunidades aberta, e Olympikus, Under Armour e Mizuno terão como ampliar o seu market share do ponto de vista de receitas. E as três marcas vão apresentar ganhos de sinergia este ano, principalmente puxados pela Mizuno”, ressaltou.

O e-commerce tem um papel estratégico dentro da Vulcabras e, com a aquisição da Under Armour, veio um canal de vendas online, o que despertou a atenção da empresa, tanto que a Vulcabras está investindo em inovação e instalou um Centro de Distribuição em Minas Gerais, com planejamento tributário mais inteligente, um Capex conectado ao que há de mais moderno para esse tipo de distribuição e que tem gerado uma expansão substancial no e-commerce, mas não visando um crescimento a qualquer custo.

Ele também salientou que o horizonte ao longo de 2022 promete ser muito positivo. “O crédito de PIS/Cofins se torna líquido num espaço de tempo muito curto, em cerca de um ano. Além disso, dois terços de uma área de 110.000m² de uma fábrica desativada no interior de São Paulo, devem ser incorporados para a construção de empreendimentos imobiliários, mas que deve ser tornar caixa em dois ou três anos”, completou Wagner Dantas.

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