Educação

Comitiva nacional do SENAI visita Fortaleza para ver de perto a implantação do Novo Ensino Médio nas escolas SESI SENAI Ceará

Por Viviane Ferreira - Em 24/11/2022 às 8:44 AM

Visita Dn Senai 23 11 2022 000 Foto Jose Sobrinho

Foto: Jose Sobrinho

Na quarta-feira (23) uma comitiva do Departamento Nacional do SENAI iniciou visita a Fortaleza, com o objetivo de conhecer de perto o sucesso do desenvolvimento e da implementação das metodologias do Novo Ensino Médio, com o pioneirismo das escolas SESI SENAI no Ceará. O foco maior foi dado ao chamado “Itinerário 5” que diz respeito à Formação Técnica e Profissional dos estudantes.

Fazem parte desta comitiva: Sérgio Moreira, Diretor Adjunto do SENAI Nacional; Cláudio de Moura Castro, Economista e Consultor em Educação do SENAI; e Felipe Morgado, Superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI.

Para Sérgio Moreira, a FIEC tem um papel protagonista, quando o assunto é fomentar a educação. “Aqui, no Ceará, nós estamos aperfeiçoando esse método e, certamente, será uma grande contribuição para todo o Sistema SESI SENAI. Além disso, estamos gerando a possibilidade de uma grande parceria com as escolas públicas do país que precisam implantar o Itinerário 5 e não têm meios, nem conhecimento, nem tradição, nem custo suficiente para fazê-lo. Por isso, eu ressalto a qualidade e o pioneirismo do Sistema FIEC. Agradeço ao Presidente Ricardo Cavalcante e ao Paulo André Holanda pela acolhida”, afirma.

A visita começou pela Casa da Indústria. A recepção foi realizada pelo 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado – que representou também o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante. Em seguida, os integrantes do Departamento Nacional foram para a escola SESI SENAI Parangaba, onde conheceram as estruturas e a didática do Novo Ensino Médio, apresentadas pela Gerente de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente, pela Gerente de Educação e Cultura do SESI Ceará, Ana Paula Pinho, e pelo Coordenador de Educação do SESI Ceará, Paulo Roberto Silva.

 

Visita Dn Senai 23 11 2022 01

.

De perto, a comitiva conheceu parte do corpo docente e viu como a robótica, a ciência e a Cultura Maker fazem parte do dia-a-dia e do aprendizado dos estudantes, desde o Ensino Fundamental, preparando-os com uma formação robusta e voltada para o mundo do trabalho, valorizando seu protagonismo.

A rede de Escolas SESI SENAI foi a primeira, no país, a iniciar a implementação do novo sistema, ainda em 2018, nos estados do Ceará, Alagoas, Bahia, Goiás e Espírito Santo. A primeira turma a cursar esse novo sistema completo, do 1º ao 3º ano, formou-se em 2020, dois anos antes da obrigatoriedade da matriz curricular entrar em vigor.

“Como pioneiros da implantação do Novo Ensino Médio no Ceará – e um dos cinco Departamentos Regionais a implantar o piloto, no Brasil – nos sentimos honrados em receber esta comitiva. Mostra o potencial que o Ceará tem para contribuir com a melhoria dos indicadores de educação. A oferta do eixo profissionalizante na rede SESI SENAI comprova o diferencial e tem trazido resultados, além de atender às expectativas dos jovens”, afirma Sônia Parente, ao enfatizar dados da pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha que mostram que 98% dos jovens brasileiros que estudam em escolas públicas concordam que devam ser preparados para o mercado de trabalho ainda no Ensino Médio, com a possibilidade de escolher uma área para aprofundar os estudos, durante este processo.

A pesquisa ainda conclui que a maioria desses estudantes (94%) acredita que usar mais a tecnologia nas aulas poderia ajudar a melhorar a qualidade da escola.

Em seguida, à tarde, a comitiva seguiu para a Unidade SESI SENAI Barra do Ceará, onde foi recebida por estudantes do Laboratório de Realidade Virtual, com a apresentação de seus projetos. Depois, outros laboratórios foram visitados, como os de Instalações Elétricas Prediais, Automação, Sistemas Fotovoltaicos, Automação e de Energias Renováveis.

“Destacamos o esforço por parte dos professores e instrutores em trabalharem, de maneira interdisciplinar e sinérgica, para introduzir os estudantes à inovação, à criatividade e ao desenvolvimento de projetos”, enfatizou Felipe Morgado.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business