100,5 PONTOS

Confiança da indústria recua 1,2 ponto em setembro, aponta FGV

Por Redação - Em 26/09/2024 às 12:26 PM

Industrias Fabricas De Motocicletas Industrias Fabricas Santos Fc2610100917 Produção Industrial Foto Cni José Paulo Lacerda

Entre os componentes do índice, dois mostraram recuo: o Índice de Situação Atual e o Índice de Expectativas FOTO: CNI/José Paulo Lacerda

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apresentou uma queda de 1,2 ponto em setembro, alcançando 100,5 pontos, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 26, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). No mês anterior, o índice havia registrado 101,7 pontos. Apesar da queda, a média móvel trimestral do ICI subiu 0,7 ponto, marcando a quinta alta consecutiva.

Entre os componentes do índice, dois mostraram recuo. O Índice de Situação Atual (ISA) caiu 0,6 ponto, para 103,0 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) teve uma redução de 1,7 ponto, ficando em 98,1 pontos.

De acordo com o economista do Ibre/FGV, Stéfano Pacini, este é o segundo declínio da confiança da indústria em 2024. Ele observa que, embora o resultado represente uma correção em um ano com melhorias na demanda e redução dos estoques, gera preocupações para os próximos meses. A percepção dos empresários sobre a situação atual piorou em vários segmentos, mas ainda é prematuro afirmar que isso indica uma reversão no ciclo de crescimento da indústria.

Pacini também destaca que a recente elevação da taxa de juros pode impactar a confiança dos empresários em relação ao futuro, trazendo mais cautela em suas perspectivas para o ambiente de negócios.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) apresentou um pequeno aumento de 0,1 ponto percentual, atingindo 83,4%.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business