VALORIZAÇÃO DAS COMPANHIAS

Consultoria de ESG auxilia empresas do Ceará após firmar parceria com a FIEC

Por Marcelo - Em 20/04/2022 às 4:39 PM

Parceira da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com participação ativa no processo de criação do seu Núcleo de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), a Ecovalor abre uma unidade em Fortaleza para auxiliar as empresas cearenses a desenvolver os seus projetos de sustentabilidade, ou ESG, como está sendo chamada esta tendência global.

Elias da Silveira lembra que o ESG tem grande relevância econômica                Foto: Portal IN

De acordo com o empresário Elias da Silveira Neto, CEO da Ecovalor, ela é uma empresa de consultoria completa nas áreas ambiental, social e de governança corporativa, e ele veio à capital cearense para participar do lançamento do Núcleo ESG-FIEC. Este, possui um manual de regras com mais 50 indicadores de aplicabilidade geral, para indústrias de todos os segmentos, além de seis cadernos específicos para empresas dos mais variados setores produtivos – como calçadista, pesca, entre outros.

A Ecovalor também criou, em julho do ano passado, a ESG Now, uma plataforma que reúne ferramentas para uma gestão ESG 360° pelas empresas, utilizando Inteligência Artificial e blockchain. “Um software com 12 ferramentas para que as companhias possam realizar uma gestão completa de suas necessidades quando se fala em ESG. Atualmente, a ESG Now representa o braço tecnológico e a Ecovalor o de consultoria da FIEC”, explicou.

Com atuação em todas as regiões do Brasil, com sede na Região Metropolitana de Porto Alegre, e filiais em Gramado e Caxias do Sul, agora a Ecovalor conta com uma unidade atuando também em Fortaleza, para atender ao mercado Norte e Nordeste. Afinal, nas duas regiões existem grandes grupos empresariais que atuam em todo o Brasil e até mesmo no exterior, onde cada vez mais cresce a busca por companhias que tenham as práticas de ESG inseridas no seu escopo operacional.

Atualmente, na B3 existe o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), uma carteira de empresas que atendem aos critérios de ESG, para além das outras listadas na Bolsa, Brasil, Balcão. “Estudos financeiros e econômicos demonstram que as empresas que têm no seu dia a dia as práticas de ESG, têm uma valorização de seus papéis 60% superior às demais, além de ter menor volatilidade. E esse percentual é semelhante ao que tem sido registrado na Bolsa de Nova York e outros mercados globais”, afirmou Elias.

Dentre o seu portfólio de produtos, a Ecovalor disponibiliza consultoria para a gestão de carbono, tais como inventário de emissões de gases de efeito estufa, que nada mais é do que quantificar o volume de CO² a empresa emitiu durante um ano, com as suas operações no dia a dia. “O que é muito importante atualmente, tanto que o Congresso Nacional está analisando um projeto de lei para regulamentar limites de emissão e promover uma possível taxação de quem emitir CO² acima desses limites. Empresas que queiram tirar alguma dúvida podem entrar em contato conosco, acessando os sites: www.ecovalor.eco.br ou www.esgnow.co”, completou Elias da Silveira.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business