PESQUISA DE MERCADO

E-commerce brasileiro poderá atingir o volume de R$ 465 bilhões em 2025

Por Marcelo - Última Atualização 5 de outubro de 2022

Em 2020, as vendas online cresceram 34,76% no Brasil. Em 2021, o crescimento ainda foi forte, em 28,45%. A expectativa é que em 2022 e nos próximos anos, o crescimento fique em torno de 20% ao ano, e que em 2025 o volume de vendas chegue ao impressionante total de R$ 465 bilhões. É o que revela um estudo divulgado pela plataforma de descontos CupomVálido, com dados da Statista sobre as vendas via e-commerce no País.

Compra online no Brasil tem a maior taxa de crescimento do planeta             Foto: Divulgação

A taxa de crescimento anual de 20%, é a maior dentre todos os países, e quase duas vezes maior que a média mundial (11,3%). O crescimento de compras online no País é elevado, uma vez que o índice de penetração (porcentagem das pessoas que as realizam cotidianamente) ainda é baixo. No Brasil, apenas 49% das pessoas realizaram uma compra online nos últimos 12 meses. Como comparação, no Reino Unido (país líder nesse tipo de aquisição), o índice de penetração é de 84%.

Com relação aos compradores online, em 2021 o número era de 114 milhões. Este ano a projeção do levantamento é de 123 milhões. E em 2025, esse volume deverá chegar aos 138 milhões – um crescimento de mais de 12%. Mostra que o setor teve uma expansão forte durante a pandemia de Covid-19, retraiu um pouco, mas terá continuidade, paralelamente às vendas das lojas físicas. O estudo pode ser acessado no site: www.cupomvalido.com.br.

Preferências

Os vestuários (55%) são os produtos mais comprados de modo online pelos brasileiros. Em segundo lugar ficam os eletrônicos, como TVs, smartphones e notebooks (50%). Os calçados (46%) ficam na terceira posição. Em seguida, entre os mais vendidos, ficam os acessórios (40%), produtos de farmácia (38%) e alimentos (36%). A maneira preferida dos brasileiros realizarem as compras online, é via smartphone, seguido pelo notebook e desktop. O tablet e a smart TV ficam na quarta e quinta posições, respectivamente.

Segundo a pesquisa, os três principais fatores que os brasileiros consideram como vantagens para comprar online, são: a entrega diretamente na residência, promoções com preços menores que as lojas físicas, e a grande variedade de produtos ofertados. Em contrapartida, os três principais fatores negativos, são: a dificuldade em realizar troca, a demora no tempo de envio e não ter a possibilidade de contato prévio com o produto.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business