HUB DE TECNOLOGIA

EllaLink apresenta sua estrutura de fibra óptica a governador e secretários do CE

Por Marcelo - Em 17 de setembro de 2021

O governador Camilo Santana visitou nesta sexta-feira (17), a estação de ancoragem de cabos submarinos de fibra óptica da empresa portuguesa EllaLink, localizada na Praia do Futuro. O chefe do Executivo estadual estava acompanhado dos secretários Maia Júnior (Sedet) e Inácio Arruda (Secitece), além do diretor da EllaLink no Brasil, Rafael Lozano.

Infraestrutura da estação chamou a atenção das autoridades                            Foto: Divulgação

O cabo submarino da companhia é o 16º ancorado no Ceará e o primeiro de alta capacidade que conecta diretamente o Brasil, a partir de Fortaleza, e Europa, com ponto em Sines, Portugal. O governador conheceu toda a infraestrutura tecnológica de suporte da EllaLink para monitorar o tráfego de dados.

“Vai significar um avanço importantíssimo, principalmente nessa época em que a pandemia acelerou o processo de conectividade do mundo. São 6 mil quilômetros de cabo, investimento de R$ 1 bilhão que a empresa fez no Ceará. O Ceará hoje já é, juntamente com Rio de Janeiro e São Paulo, um dos três pontos com maior conectividade do País”, disse Lozano.

Segundo Camilo Santana, o Ceará tem potencial para ser não somente um local de ancoragem para os cabos, mas tornar-se um centro de tecnologia e inovação. “A gente tem incentivado e estimulado para que as empresas de data centers e grandes players mundiais se instalem no Ceará, e saiam dessa concentração que existe no Sudeste brasileiro. Nós estamos defendendo isso. A maior quantidade de data centers do Norte e Nordeste brasileiro está em Fortaleza”, destacou.

Equipamentos de alta tecnologia garantem a qualidade das operações

Para Maia Júnior, essa maior capacidade de armazenamento e transferência de dados oportunizada pelo cabo EllaLink alia-se a outras iniciativas para transformar o Ceará em Hub tecnológico. “Temos condição privilegiada para dar prosseguimento à estruturação do Hub tecnológico que o governador lançou, não só com a vinda da Amazon, como a de outros parceiros. No Nordeste do Brasil não tem uma infraestrutura como essa. É colocar o Ceará na nova onda da conectividade. São facilidades que também ajudarão a atrair outras empresas”, salientou.

Nesse sentido, o Governo do Ceará continua expandindo o Cinturão Digital e, atualmente, é a maior rede pública de internet do Brasil. Outra iniciativa é o Ceará Conectado, programa que conectará com fibra óptica os 184 municípios do Estado, via wi-fi gratuito em praça pública, com investimento de mais de R$ 67 milhões, oferecendo aos cearenses acesso à informação, conhecimento e oportunidades presentes nas plataformas digitais.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business