INCENTIVO FISCAL

Empresas situadas no Nordeste podem reinvestir 30% do IR em modernização

Por Marcelo - Em 02/02/2024 às 7:13 PM

As empresas localizadas na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) podem utilizar até 30% do Imposto de Renda (IR) devido, calculado sobre o Lucro Real, na compra de equipamentos novos e na modernização de seus empreendimentos. As vantagens do incentivo fiscal foram apresentadas, nesta sexta-feira (2), durante o Seminário Estadual de Reinvestimento 2024, realizado pelo Banco do Nordeste, em parceria com a Sudene.

Thiago Nogueira afirma que reinvestimento reduz a carga tributária

“É um incentivo muito importante para a região, porque ele permite que as empresas reduzam a sua carga tributária e aumentem a capacidade produtiva de investimentos, gerando crescimento, emprego e desenvolvimento sustentável”, ressalta o diretor de Ativos de Terceiros do BNB, Thiago Nogueira, durante o evento.

Realizado na superintendência Estadual do BNB, em Fortaleza, o seminário contou também com a participação do diretor de Gestão de Fundos, Incentivos e Atração de Investimentos da Sudene, Heitor Freire, e da superintendente estadual do BNB no Ceará, Eliane Brasil. Também estiveram presentes ao evento uma série de empresários, dos mais variados setores produtivos, convidados para se inteirarem das novidades apresentadas.

Como realizar

Podem fazer reinvestimento empresas dos setores industrial, agroindustrial, de infraestrutura e de turismo, com tributação baseada no Lucro Real. As empresas precisam indicar em suas declarações à Receita Federal a condição de optante pelo benefício. Em contrapartida, precisam também investir recursos próprios no mesmo projeto no valor de 50% do imposto a ser reinvestido.

Os valores são depositados em uma conta específica do Banco do Nordeste e remunerados diariamente pela taxa Selic até o momento da liberação dos recursos autorizada pela Sudene, após aprovação de um projeto executivo submetido pela empresa.

Depósitos em alta

Atualmente, o BNB possui 1.190 contas abertas por empresas beneficiárias do reinvestimento do Imposto de Renda. O saldo das contas, em 31 de dezembro de 2023, somou mais de R$ 1 bilhão. O total do mesmo recurso, em 2022, era de R$ 721,2 milhões, o que representa um aumento de 40,8%, na comparação entre os anos.

Segundo o diretor da Sudene, Heitor Freire, eventos de divulgação do benefício contribuem para torná-lo mais conhecido entre os empresários. “O reinvestimento é um instrumento importantíssimo para o crescimento e o desenvolvimento do Nordeste. Agradecemos ao Banco do Nordeste por estar realizando esse diálogo com os empresários, esclarecendo dúvidas e divulgando esse incentivo”, ressalta.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business