AMPLIAR A PRODUTIVIDADE

FIEC, ABDI e parceiros desenvolvem software para otimizar obras pesadas

Por Marcelo - Em 05/08/2021 às 7:28 PM

Está na fase de produção em larga escala e logo estará disponível para o mercado o projeto Sistemas Embarcados para Construção Pesada da Rede Obras Digitais. Com captação de cerca de R$ 1,5 milhão no edital Digital BR da ABDI, o objetivo do sistema é otimizar os processos nos canteiros de obras, ampliando a produtividade.

Comitiva esteve no Instituto Senai de Tecnologia em Maracanaú                       Foto: Divulgação

Um software instalado nas máquinas manda, em tempo real, informações para os diretores ou gerentes de uma obra sobre o rendimento das atividades das máquinas (tempo, carga, rota) e, assim, decisões estratégicas são tomadas instantaneamente para otimizar o processo (sugerir aumentar ou diminuir a carga ou mudar a rota, por exemplo).

Para Dinalvo Diniz, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará (Sinconpe-CE), instituição parceira do projeto, o sistema desenvolvido é fundamental para as empresas de construção de grandes infraestruturas se engajarem com novas tecnologias para os canteiros de obras.

“A necessidade de reduzir desperdícios como a quantidade de material utilizado e combustível das máquinas está presente há muito tempo no setor da construção. O sistema em questão deve aumentar a produtividade da construção pesada e possui potencial de impactar positivamente outros segmentos, provocando uma transformação digital da indústria cearense”, afirmou.

Uma comitiva da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial visitou a sede do Instituto Senai de Tecnologia, em Maracanaú. O projeto é executado em parceria com a ABDI, Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Universidade Federal do Ceará, IFCE, Sinconpe-CE e a empresa CertificNet.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business