Energia Eólica

Ibama analisa 21 projetos offshore do Ceará

Por anamaria - Em 12/12/2022 às 4:36 PM

Eólicas Offshore

Eólicas Offshore – Foto divulgação

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, engenheiro Maia Júnior, revelou que pelo menos 21 projetos para a geração de energia eólica offshore (dentro do mar) no Ceará estão em análise pelo Ibama, em Brasília.

Todos os projetos em questão têm potência a ser instalada de 53.585 MW (megawatts) ou 53,5 GIW (gigawatts), com boa parte deles bancados por grandes empresas, como a gigante francesa Total Energies, a Qair, a Cemig, a Shinzen e a Neoenergias Renováveis.

De um modo geral, a energia a ser produzida por essas futuras usinas seriam consumidas pelas empresas que implantarão unidades industriais de produção do Hidrogênio Verde no Hub do Complexo do Pecém.

Além disso, os investimentos deverão alcançar a marca de US$ 100 bilhões, caso todos os 21 projetos recebam o licenciamento ambiental do Ibama e sejam implantados.

Embora os projetos estejam em análise, ainda é necessário que seja publicado o marco regulatório que orientará a construção das usinas eólicas dentro do oceano, que passará a ser analisado pelo Governo Lula.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business