MATÉRIA EXCLUSIVA

Igor Lucena lançará consultoria de riscos geopolíticos internacionais em maio

Por Marcelo - Em 25/04/2024 às 5:37 PM

O empresário Igor Macedo de Lucena, mestre em Economia de empresas e doutor em relações internacionais, além de presidente do Corecon-CE, está preparando o lançamento Amero Consulting, da qual será o CEO, cuja sede será em Fortaleza e contará com duas filiais: São Paulo e Tallinn, capital da Estônia. Os últimos detalhes estão sendo acertados para que, até o final de maio, seja inaugurada a sede da consultoria internacional em riscos geopolíticos, análise econômica e viabilidade financeira para empresas dos mais variados portes. Trabalhando com inovação e estratégia, auxiliará seus clientes na tomada de decisões mais assertivas, analisando os cenários globalmente e agindo localmente.

Com uma abordagem dedicada, oferece soluções especializadas para empresas, entidades de classe, legisladores e governos. “Depois da Guerra da Ucrânia e da pandemia de Covid-19, ações que se tornaram arriscadas nos negócios. Hoje temos riscos que ainda não entram na contabilidade de órgãos públicos, empresas, organizações, sindicatos, que são os riscos geopolíticos. Por exemplo: se amanhã há uma invasão a Taiwan e você tem uma empresa de varejo que vende eletroeletrônicos, você pode ficar sem produto para vender, pois as fábricas de semicondutores estarão paradas. Como você resolve esse problema? Temos hoje, dentro de cadeias de produção e de organizações de negócios, riscos geopolíticos. Há empresas brasileiras que podem ser vítimas de sanções dos Estados Unidos por não saberem que compram e vendem produtos, indiretamente, para empresas russas, e isso pode impactar fortemente os seus negócios”, explica.

Igor Lucena diz que riscos geopolíticos podem impactar fortemente as ações de empresas e governos

Ele lembrou que se houver uma nova pandemia ou a Rússia avançar sobre a Polônia e a guerra se expandir pela Europa, ou seja, riscos geopolíticos internacionais que afetam localmente os negócios. O mesmo pode ocorrer se a guerra entre Israel e o Hamas se expandir para o Oriente Médio, elevando o preço do petróleo no mercado internacional. “Então qual será a decisão da empresa, trocar a frota de carros a combustão por híbridos ou elétricos? Muitos importadores aqui entendem que não podem mais depender de fábricas puramente chinesas e começam a tentar diversificar para outros países como Índia ou Vietnã. O objetivo da Amero é entender a realidade de cada empresa de setores específicos e como podemos mitigar os chamados riscos geopolíticos”, afirma Igor Lucena.

Analisar ameaças

O economista destaca que a consultoria envolve também análise de longo prazo de estratégias quando se fala em órgãos públicos e legisladores, sobre determinado temas e esquecem das ameaças, como por exemplo, o caso do Hidrogênio Verde no Ceará. “As oportunidades devem ser analisadas com os riscos. Por exemplo, as minas de lítio no Chile estão reduzindo suas produções, porque as projeções das vendas de carros elétricos estão abaixo do esperado. E Hertz adquiriu milhares de carros da Tesla, mas para o core business deles não deu certo. Você quer viajar, não quer perder seu tempo passando uma hora numa fila de estacionamento para abastecer se estiver com sua família. Tendência não é garantia de realidade. O que estamos assistindo é que eventos de uma tendência geopolítica maior e de transcendência internacional chegam ao Brasil e, muitas vezes apenas tratamos como consumidores, mas não como analistas claros sobre se devemos investir nessa área ou não”, assevera.

A Amero Consulting chegará para trabalhar com os setores público e privado, analisando os riscos de investimentos ou gastos em projetos que podem ser um risco ao erário ou ao caixa futuro das empresas, fazendo uma análise com background sobre o que deu e o que não deu certo e, principalmente, com exemplos claros de outros negócios. Contando com especialistas parceiros que trabalham na Europa e nos Estados Unidos, que entendem os tipos de negócios específicos, a Amero será a primeira consultoria de riscos geopolíticos do Nordeste, que muitas vezes os empresários não conseguem enxergar. “Temos possibilidade do preço do petróleo subir ou haver uma terceira guerra mundial. Então, se você trabalha com petróleo ou aço, quais serão as suas alternativas? Aí a gente entra com opções do mercado financeiro, produtores independentes, mercados alternativos para que, ao longo de estresses geopolíticos que impactem a sua operação, minimize os seus sobressaltos”, lembra o executivo.

Algumas empresas já estão entrando em contato com a Amero, para verificar os serviços que serão oferecidos e apresentar os projetos que deverão ser analisados pelos especialistas da nova consultoria. “Análise de riscos geopolíticos também trazem análises de oportunidades e esse é o nosso core business. Basicamente, as consultorias de riscos geopolíticos, de uma maneira geral, estão em São Paulo e atendem majoritariamente os clientes do Sudeste e vamos fazer algo que carece em nossa região. Temos grandes empresas no Nordeste e vamos atendê-las, pois muitas vezes não conhecem os riscos geopolíticos que estão correndo. Fortaleza, há alguns anos, é a maior economia do Nordeste e necessita de uma empresa que realize esse tipo de trabalho”, completa Igor Lucena. Mais informações podem ser obtidas no site oficial: https://ameroconsulting.com/.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business