ALTA DE 0,3 PONTO PERCENTUAL

Instituições elevam projeção do PIB do Brasil em 2024 para 2,3%

Por Redação - Em 31/03/2024 às 11:53 PM

Dinheiro, Cédulas De Real

A Acrefi também revisou para cima a estimativa para a Selic. A entidade espera que a taxa encerre 2024 em 9,25% ao ano

Em consonância com a percepção do mercado financeiro trazida pelo Boletim Focus, do Banco Central, a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) elevou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2024 de 2% para 2,3%. A revisão consta no relatório “Financeiro Acrefi”, assinado pelo economista-chefe da entidade, Nicolas Tingas.

O crescimento da economia nacional deve ser impulsionado por uma série de fatores, incluindo o aumento dos gastos que costuma ocorrer em ano eleitoral e os anúncios de medidas de estímulo econômico reforçados pelo governo federal. “O governo, inclusive agora reagindo à recente queda de popularidade, tem acentuado medidas e estímulos para impulsionar mais rapidamente o crescimento econômico”, destaca Tingas.

O economista-chefe da Acrefi também elevou a projeção para a taxa básica de juros, a Selic, acompanhando a evolução do PIB brasileiro. Para ele, a Selic encerrará 2024 em 9,25% ao ano. A projeção anterior era de 9% ao ano. “O agregado macroeconômico de maior emprego, renda, e crédito em seu clássico efeito multiplicador da renda disponível no curto e médio prazo elevará o PIB de 2024 para um patamar acima das expectativas atuais”, diz.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business