LONDON JOURNEY
Líderes cearenses exploram campus White City do Imperial College London
Por Marcelo - Em 15/10/2024 às 6:59 PM
O grupo de líderes cearenses que participa do Programa de Educação Executiva Internacional – London Journey, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), teve a oportunidade de explorar áreas inovadoras do campus White City do Imperial College London nesta terça-feira (15). O espaço, concebido como um centro de colaboração entre academia, indústria e empreendedorismo, destaca-se como um polo global de inovação científica e tecnológica, onde pesquisas de impacto transformador são aplicadas e novos negócios são impulsionados.
Os integrantes da missão internacional organizada pelo IEL Ceará, participaram de sessões acadêmicas que abordaram temas de vanguarda como ‘Indústria 5.0 – A próxima fronteira nas transações digitais’ e ‘Salto Quântico: Transformando negócios e sociedade com a computação quântica’. Localizado no Distrito de Inovação de Londres, o campus White City é um ambiente de excelência tecnológica, reunindo laboratórios, centros de pesquisa e espaços dedicados ao desenvolvimento de novas tecnologias. Entre suas áreas de destaque estão: biotecnologia, ciência quântica, energia limpa, aprendizado de máquina e ciências da saúde.
O campus foi projetado para ser um verdadeiro ecossistema de inovação, conectando estudantes, pesquisadores, startups e grandes empresas com o objetivo de gerar soluções inovadoras que enfrentem desafios globais e tragam benefícios práticos para a sociedade. A computação quântica, vista como um dos avanços mais disruptivos da era tecnológica, foi apresentada como uma ferramenta capaz de transformar radicalmente setores inteiros, ampliando a capacidade de resolução de problemas complexos em uma escala sem precedentes.
Avaliação positiva
Os participantes do programa avaliaram positivamente os primeiros dias da jornada. O presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Danilo Serpa, agradeceu ao presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, pela visão e sensibilidade no sentido reunir os setores industrial e público, além da academia, numa imersão à inovação no Reino Unido. “Estamos discutindo temas como liderança, inovação, inteligência artificial (IA), governança digital, ciência quântica e transição da Indústria 4.0 para a 5.0. Tudo com os melhores experts, que estão trazendo conceitos inovadores, conectando o setor produtivo, a academia e o Governo do Estado. Isso impulsionará a construção de um Ceará alinhado com as demandas do futuro“, destaca.
Já Rholden Queiroz, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), destacou a riqueza da experiência. “Estamos fora da nossa rotina, em um ambiente de excelência, respirando inovação, tecnologia, liderança e sustentabilidade. As informações recebidas ampliam nossa visão e garantem um ambiente extremamente enriquecedor, com a troca de ideias entre empresários, líderes públicos e acadêmicos“, afirma.
Vilma Freire, secretária do Meio Ambiente do Ceará, também ressaltou os benefícios do programa. “Saímos daqui com inúmeras ideias para discutir com o setor privado e acadêmico, com o intuito de avançar na prestação de serviços ao povo cearense. As tecnologias apresentadas nos mostram que é através da inovação que conseguiremos mitigar os impactos das mudanças climáticas, que é o nosso foco principal”, conclui. O London Journey reforça o compromisso dos líderes cearenses com a inovação e o avanço tecnológico, inspirando novas iniciativas que transformarão o futuro do Estado e da região.