ALÍQUOTAS

Lula critica derrubada do aumento do IOF pelo Congresso e defende ação na Justiça

Por Redação - Em 02/07/2025 às 10:11 AM

Lula Confirma Discussão De Alternativas Para A Alta Do Iof Foto Agência Brasil

Lula também afirmou que, após participar da Cúpula dos Brics e assumir a presidência do Mercosul, pretende se reunir com os presidentes da Câmara e do Senado FOTO: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta, quarta-feira (2), a decisão do Congresso de derrubar o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), classificando como “absurda” a decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta, de pautar o projeto para revogar o reajuste. Lula afirmou que houve descumprimento de um acordo firmado entre governo e Legislativo, que previa o reajuste como uma forma de ajustar a carga tributária para que os mais ricos contribuíssem mais, evitando cortes em áreas como saúde e educação.

O presidente explicou que, após celebrar o acordo com deputados e ministros, a Câmara mudou de posição, pressionada por interesses financeiros. Apesar das críticas, Lula garantiu que não há rompimento entre Executivo e Congresso e que respeita o papel das casas legislativas, destacando que, em caso de divergência, a Justiça deve resolver.

Lula também afirmou que, após participar da Cúpula dos Brics e assumir a presidência do Mercosul, pretende se reunir com os presidentes da Câmara e do Senado para retomar o diálogo e normalizar as relações políticas.

Enquanto isso, a Advocacia-Geral da União entrou com ação no Supremo Tribunal Federal para tentar garantir a constitucionalidade do aumento do IOF e impedir a revogação aprovada pelo Congresso.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business