RECONHECIMENTO DE PERFORMANCE

M. Dias Branco eleita maior empresa do setor alimentício do Nordeste pelo Valor

Por Marcelo - Em 11/10/2021 às 5:44 PM

O Prêmio Valor 1000 reconheceu a M. Dias Branco como a maior empresa do setor de alimentos e bebidas da Região Nordeste, a partir da sua performance financeira em 2020. Com receita líquida de R$ 7,25 bilhões em um ano desafiador, a líder nacional em massas e biscoitos utilizou sua experiência adquirida em quase 70 anos de história para traçar estratégias sólidas, fortalecendo o caixa e reforçando-o a partir de uma política comercial pautada também na ampliação das exportações.

Na 21ª edição, o Anuário Valor 1000 faz análises detalhadas sobre as maiores empresas do País, com rankings comparativos, demonstrações financeiras consolidadas e critérios de medida contábil do desempenho, como geração de valor, medida pela margem Ebitda e a gestão do endividamento. Os critérios empregados pelo Valor 1000 são homologados pela Serasa Experian e pelo Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

M. Dias Branco foi eleita por sua excelente performance financeira                    Foto: Divulgação

Desde o início da pandemia, a M. Dias Branco mobilizou-se, formando cinco comitês, para garantir a segurança dos colaboradores e o abastecimento de alimentos para a população brasileira. “Nenhuma das nossas unidades parou, do Sul ao Nordeste, e chegamos a contratar 500 pessoas para reforçar a produção”, ressaltou Gustavo Theodozio, vice-presidente de Controladoria, Investimentos e Relações com Investidores da M. Dias Branco.

No mercado externo, as vendas também cresceram. A companhia, que já exportava para 40 países, passou a atender também a América Central. Como resultado, a M. Dias Branco incrementou em 278,2% a receita bruta em exportações, que atingiu R$ 235,2 milhões no ano passado. O resultado expressivo é consequência do planejamento estratégico criado pela companhia em dezembro de 2019.

A intenção foi capturar grandes oportunidades no lado do custo, a partir da revisão dos processos, gerando produtividade. “Quando a iniciativa é aliada às melhorias previstas na estratégia comercial, com um mix mais qualificado para as vendas, o resultado é o crescimento da lucratividade”, destacou Theodozio.

No ano passado, a M. Dias Branco reforçou o caixa e foi ao mercado para ampliar o capital de giro. A primeira emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) da Companhia captou R$ 811,64 milhões. Os recursos foram destinados a compras de matérias-primas, sobretudo trigo e açúcar. Os investimentos da M. Dias Branco totalizaram R$ 221,8 milhões, distribuídos entre expansão e manutenção, além da implantação e fortalecimento da presença de suas marcas no e-commerce.

Durante este ano, os investimentos permanecem entre R$ 200 milhões e R$ 250 milhões, assim como a expectativa de boa performance financeira a ser alcançada pela M. Dias Branco. “Será difícil repetir o mesmo volume de 2020, mas os números tendem a ser positivos”, completou Gustavo Theodozio.

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