APLICAÇÃO INTERNACIONAL

OMS aprova o uso global da CoronaVac após reconhecer eficácia do imunizante

Por Marcelo - Em 01/06/2021 às 2:33 PM

A Organização Mundial da Saúde aprovou nesta terça-feira (1), o uso emergencial da CoronaVac em todo o mundo, para pessoas acima de 18 anos, num esquema vacinal de duas doses, com intervalo de duas a quatro semanas entre elas. Desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e no Brasil fabricada pelo Instituto Butantan, a decisão da OMS garante o reconhecimento global da eficácia do imunizante.

CoronaVac apresenta mais facilidade de armazenamento                                   Foto: Divulgação

Segundo o presidente da entidade, Tedros Adhanom, a CoronaVac tem outros pontos positivos. “Ela atende aos padrões internacionais de segurança, eficácia e de fabricação. Seus requisitos de armazenamento fáceis a tornam muito gerenciável e adequada para cenários de poucos recursos”, salientou. A decisão deverá ter reflexos na retomada da atividade econômica global.

O principal detalhe é que a vacina fabricada pelo Butantan e outros laboratórios internacionais, não necessita de freezers superpotentes para ser armazenada, pois isso pode ser feito a temperaturas que variam entre 2°C a até 8°C, que é facilmente mantida pelos refrigeradores comuns, comercializados mundo afora.

Outro ponto positivo é que a CoronaVac foi utilizada na vacinação da população adulta de Serrana, cidade do interior de São Paulo, reduzindo em 80% o número de casos sintomáticos da Covid-19, além de 86% nas internações. O estudo também revelou que após 75% das pessoas terem recebido a segunda dose, a pandemia foi controlada.

E esta aprovação da CoronaVac pela OMS poderá ajudar a retomada de viagens internacionais, uma vez que a União Europeia analisa reabrir as fronteiras no verão do Hemisfério Norte. Mas só aceitará turistas que tenham tomado as duas doses de imunizantes – maioria dos casos -, de vacinas aprovadas pela OMS ou sua agência reguladora.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business