UPAS DE FORTALEZA

Parceria entre Fiocruz e ISGH garante resultados de exames SWAB em 24 horas

Por Marcelo - Em 4 de fevereiro de 2021

Com uma média de 40 a 50 exames por dia do tipo SWAB, para diagnosticar a presença do novo coronavírus, nove UPAs de Fortaleza passarão a garantir um resultado mais rápido para os pacientes. O avanço se deu graças a uma parceria do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, gestora desses equipamentos e a Fundação Oswaldo Cruz no Ceará.

Laboratório da Fiocruz Ceará libera os resultados rapidamente                         Foto: Divulgação

A parceria garantirá que as UPAs recebam o resultado do SWAB em até 24 horas, a partir da sua entrada no laboratório da Fiocruz Ceará. Esse tempo é três vezes mais rápido do que o praticado antes. Assim, a transferência dos pacientes regulados pelas centrais de leitos do Estado e do Município será acelerada, permitindo um diagnóstico de internação com maior celeridade e o atendimento a novos pacientes que precisam ficar em observação até irem para um hospital de referência.

A diretora de Gestão e Atendimento das UPAS, Camila Machado, explica que hoje tem-se em média 40 solicitações de SWAB por dia, em cada uma das nove unidades geridas pelo ISGH. “Parece um número pequeno, mas que impacta na saída desse paciente. Com isso, a gente dá uma maior segurança tanto para o profissional que está lá, e dou um conforto a mais para o paciente”.

Segundo Fernanda Lacen, coordenadora geral da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 da Fiocruz Ceará, o laboratório da Fiocruz foi projetado para atender até 10.000 testes de PCR por dia e até 6.000 testes sorológicos, levando em consideração a segurança e a agilidade no processamento dos exames.

“Acelerar o processo de diagnóstico, não só agilizará o encaminhamento desse paciente para um cuidado mais específico, como também permitirá diminuir a quantidade de pacientes em leitos de observação”, explicou o diretor-presidente do ISGH, Flávio Deulefeu.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business