Portos do Ceará movimentaram 21,5 milhões de toneladas de cargas em 2023

Por Redação - Em 19/02/2024 às 11:13 AM

Portos Do Ceará Visita Antaq

s números foram destacados durante visita do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Eduardo Nery, aos dois terminais portuários do Estado

De acordo com os números do Painel Estatístico Aquaviário de 2023, os portos de Fortaleza e do Pecém movimentaram, juntos, o total de 21,5 milhões de toneladas de cargas em 2023, um crescimento de 1,36% em relação a 2022. Os números foram destacados durante visita do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, aos dois terminais portuários do Estado, ocorrida na última semana.

Durante a visita técnica, Nery esteve com o diretor-presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Lúcio Gomes, quando conheceu os projetos para 2024, e com o diretor-presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, com quem dialogou sobre os projetos para o local, em especial, a implantação do hub de hidrogênio verde.

Além disso, o diretor da Agência esteve nas instalações do terminal de contêineres da CMA Terminals e no terminal de grãos da Tergran, no Porto de Fortaleza, e se reuniu com a diretoria da ArcelorMittal, siderúrgica instalada em Pecém.

“Nós, da agência reguladora, achamos importante ver de perto o funcionamento dos portos espalhados pelo Brasil. Nesta semana, pudemos conferir as operações dos portos de Fortaleza e do Pecém e entender o motivo do desempenho tão positivo nos últimos anos”, afirmou Nery.

O Porto de Fortaleza movimentou, em 2023, 4,4 milhões de toneladas, um crescimento de 3,85% em relação ao ano de 2022. As cargas que puxaram esse crescimento foram as conteinerizadas com aumento de 52,54%, os granéis líquidos com 1,28% na movimentação de granéis líquidos e de 0,76% para granéis sólidos.

Por sua vez, o Porto de Pecém apresentou movimentação de 17,1 milhões de toneladas (+0,74%), com destaque para as cargas conteinerizadas, que cresceram 10,32%, e para carga geral, que aumentou 14,02% no ano passado.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business