BALANÇA COMERCIAL

Produtos agropecuários brasileiros conquistam 51 mercados em 2023

Por Redação - Em 13/10/2023 às 2:30 PM

Carne Bovina Foto Agência Brasil

Entre os principais mercados alcançados, destacam-se a comercialização para as carnes bovina e suína brasileiras para o México e a República Dominicana FOTO: Agência Brasil

As exportações brasileiras do agronegócio somaram US$ 15,63 bilhões em agosto de 2023, alta de 6,6% em relação a igual mês do ano passado, segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária. Parte dessa expansão pode ser atribuída à conquista de novos mercados internacionais. Desde o início de 2023, o Brasil conquistou 51 novos mercados para os seus produtos agropecuários.

Com uma pauta diversificada das exportações, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) intermediou negociações nas Américas (Argentina, Canadá, México, República Dominicana, Uruguai, Equador, Colômbia, Chile e Panamá), totalizando 22 mercados.

Na região asiática (Indonésia, Singapura, China, Índia, Malásia, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão) foram conquistados 14 mercados.

No continente africano (Egito, Argélia, Angola e África do Sul), as tratativas contabilizaram sete produtos.

Já na Europa (Rússia e Belarus), temos dois. Na Oceania (Polinésia Francesa, Nova Caledônia e Vanuatu) foram quatro mercados. E no Oriente Médio (Israel e Arábia Saudita), somamos dois itens.

De acordo com a análise da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, entre os principais mercados alcançados destacam-se a comercialização para as carnes bovina e suína brasileiras para o México e a República Dominicana.

Abertura de mercados

Conforme o Ministério da Agricultura e Pecuária, as aberturas de mercados são resultado de transações bilaterais que culminam no acordo dos requisitos de sanidade a serem atestados e do certificado correspondente, sanitário, fitossanitário ou veterinário, que passará a ser aceito pelo país importador nos pontos de entrada da mercadoria.

Ainda há um trabalho de preparação do produtor e do exportador para atender às demandas de cada um desses novos parceiros, além do desenvolvimento de atividades de promoção comercial e de divulgação dos produtos agropecuários brasileiros.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business