TECNOLOGIA DA AVIAÇÃO

Protótipo do primeiro carro voador do Brasil é apresentado em Fortaleza

Por Marcelo - Em 21/12/2023 às 8:06 PM

A startup cearense Vertical Connect, em parceria com o Instituto Federal de Educação Tecnológica do Cearfá (IFCE) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) apresentaram, neste quinta-feira (21) na praça do BS Design, o primeiro protótipo de carro voador elétrico, o Gênesis-X1, um marco para a história da aviação brasileira. Trata-se de um veículo de pouso e decolagem vertical elétrico (eVTOL), com capacidade para duas pessoas, com oito motores elétrico e custo inicial de R$ 2 milhões, a depender da sua configuração. E com um detalhe, a fábrica será instalada na cidade de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, em um amplo terreno de 10.000 m², com uma área edificada de 1.800 m², devendo contar com um investimento de R$ 100 milhões.

Gênesis-X1 é o primeiro eVTOL a ser apresentado no Hemisfério Sul, com tecnologia 100% nacional

De acordo com o CEO da startup, Ruan Carlo Ferreira, a instalação do complexo fabril inicia no primeiro semestre de 2024, enquanto o protótipo apresentado hoje segue em desenvolvimento, a fim de que os primeiros testes de voo sejam realizados até julho do ano que vem. “Existem vários benefícios com relação ao produto. A questão tecnológica é o que existe de mais inovador. Inclusive voos autônomos, que não necessitarão de operador na aeronave. A pessoa entra, digita o endereço e o eVTOL, com segurança total, vai deixá-la no seu destino. Envolvendo várias tecnologias de GPS, aviônica e de navegabilidade. O custo de operação é outro grande benefício, pois um helicóptero tem custo médio de R$ 10 mil por hora, enquanto o Gênesis-X1 essa despesa é de R$ 100,00 por hora. Então, o retorno do investimento é muito interessante e em breve a mobilidade urbana não será mais a mesma”, afirma. E o primeiro voo teste deverá acontecer em Fortaleza, no fim do primeiro semestre ou início do segundo semestre de 2024.

Por enquanto, o nosso headquarter e a equipe de desenvolvimento ficarão baseados em São José dos Campos, próximo ao ITA, enquanto a fábrica no Ceará fica pronta. Quando iniciar sua operação deve oferecer pelo menos 60 empregos diretos altamente qualificados. “Seremos bastante seletivos na escolha dos profissionais, por isso a nossa parceria com o ITA e o IFCE é super estratégica. Além do desenvolvimento do produto, as duas instituições serão excelentes para desenvolver mão de obra qualificada aqui, o que vai ser muito importante para a nossa trajetória. A princípio deveremos produzir quatro aeronaves por mês, nessa primeira fase, e depois faremos o scalability da produção, conforme o mercado e a demanda, mas estamos preparados para uma escala interessante”, destaca.

A utilização dos carros voadores ainda necessitam de uma regulamentação por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a fim de garantir a segurança de voo para os usuários. “Estamos trazendo a Anac para ser uma parceira nossa nesse desenvolvimento, porque até a própria regulamentação é recente, está sendo discutida e é preciso alinhar muitos detalhes. Isso vai acontecer, já estamos no processo de certificação, que está sendo debatido, e em breve deve estar aprovado. Pois na metade do ano que vem vamos lançar o modelo para o setor agrícola e o Gênesis-X1, que é para mobilidade urbana, no primeiro semestre de 2025 deve ser colocado no ar”, complementa Ruan Carlo. Há, ainda, versões para a Polícia, Corpo de Bombeiros e SAMU.

Academia, iniciativa privada e governo

Segundo o reitor do IFCE, Wally Menezes, a parceria entra a Academia, a iniciativa privada e o Governo do Ceará é de grande relevância para o desenvolvimento de um projeto revolucionário como o eVTOL cearense. Destacou que vai seguir o rito da produção das aeronaves, ainda em 2024 serão lançados três novos modelos e agradeceu o apoio do empresário Beto Studart, CEO do Grupo BSPAR, que fez a primeira doação de recursos para a startup. “O IFCE e o Centec tiveram uma participação relevante no desenvolvimento do projeto, junto com a Vertical Connect. Muita gente não acreditava nesse projeto, mas ele acreditou no impossível e por isso vamos entregar a primeira miniatura do Gênesis-X1 ao Beto. A gente tem de ser audacioso e acreditar no impossível, porque fazer o possível é fácil. E é isso que o IFCE tem demonstrado, pois é o ITA do Estado do Ceará. Aqui está nascendo uma nova geração de Santos Dumont”, celebra Wally.

O empresário cearense, apaixonado pela aviação, agradeceu o presente e se mostrou feliz com a apresentação do Gênesis-X1, destacando ser um momento histórico para o Ceará. “Esse lançamento talvez seja o portador da grande notícia que tivemos ao longo de 2023. Culminando, agora em dezembro, com a vinda de um campus do ITA para cá, já anunciado pelo seu reitor Anderson Correia, que nos eleva, deixa o povo cearense e a inteligência do Ceará em alta. Os professores do mundo afora participarão deste ambiente no Ceará, graças ao ITA com seu esforço e a sua percepção de futuro”, comemora Beto Studart.

Reitor do ITA, Anderson Correia, fala sob o olhar de Beto Studart e Wally Menezes

O reitor do ITA, por sua vez, parabenizou Beto Studart pelo investimento realizado, acreditando no primeiro veículo voador do Brasil e lembrou que quando Ozires Silva, há 60 anos, projetou o Bandeirante, alguém teve de acreditar para que a Embraer fosse criada. “Foi a Força Aérea Brasileira (FAB) que acreditou e comprou as primeiras unidades. E mais interessante é que nesse prédio, o BS Design, fica também a empresa Casa dos Ventos, cearense de energia eólica, que tem vários engenheiros do ITA trabalhando aqui, inclusive nosso ex-aluno Mário Araripe, o seu presidente. É uma honra estar aqui, é que o presidente da Vertical Connect, o Ruan Carlo, é nosso aluno do ITA e somos partícipes deste começo e faço votos de muito sucesso”, salienta Anderson Correia.

Presente ao evento, o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, ressaltou que o Brasil, mesmo não tendo uma indústria de automóveis, apenas montadores, tem uma indústria de aviões, que é a Embraer. “E a indústria de aviões no Brasil, deve-se à conexão entre o ITA, a iniciativa empreendedora e produtiva, e o setor público. Essa conexão é que faz a equação vitoriosa, o que não é nenhuma novidade para os Estados Unidos, o Japão, a Europa, a Coreia do Sul. O Brasil precisa, cada vez mais, compreender isso. Por isso a chegada do ITA ao Ceará, será uma alavanca extraordinária para empresas com muita tecnologia embarcada, com a economia da inovação, a indústria do conhecimento e com alto valor agregado, de oportunidades de emprego e renda. Essa é a percepção do nosso governador Elmano de Freitas, que se empenhou pessoalmente junto com o ministro Camilo Santana e o presidente da República, o ministro da Defesa e agradecendo ao reitor do ITA, para termos aqui no Ceará este Campus. E esta startup conta com o empenho da SDE, desde quando fomos apresentados pelo Banco do Nordeste aos seus idealizadores”, completa Salmito.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business