ECONTRO ECONÔMICO BRASIL-ALEMANHA

Ricardo Cavalcante fala da importância do H2V para a economia mundial

Por Marcelo - Em 19/10/2021 às 10:55 AM

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, comandou uma ampla discussão sobre a implementação do Hidrogênio Verde (H2V) como estratégia sustentável para a economia de baixo carbono, durante o 38º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias Alemãs (BDI).

A ação aconteceu em formato virtual, durante painel estratégico que contou com a participação de Gilney Bastos, presidente da White Martins/Linde para América Latina Sul; Hans-Toni Junius, CEO e acionista da Waelzholz; além de Tim Holt, integrante da Diretoria-Executiva da Siemens Energy AG.

Ricardo Cavalcante destaca as potencialidades do H2V no Ceará                     Foto: Portal IN

“O Hidrogênio Verde é um grande caminho para o aumento da produção energética que será necessária mundialmente, mas também para a necessidade de descarbonização mundial. O Nordeste e o Ceará são considerados uma das regiões mais produtivas de energia solar e eólica, duas fontes de energia importantes para que o processo da eletrólise seja realizado de forma sustentável”, afirmou.

Ele disse, ainda, que no Ceará já são mais de dez memorandos assinados com grandes empresas para implementação de usinas de H2V, que correspondem a um investimento superior a R$ 100 bilhões. E diferenciais competitivos como o do Porto do Pecém, ao qual o Porto de Roterdã é sócio, e facilitará no transporte do H2V para o mercado europeu; a Zona de Processamento de Exportação (ZPE); o maior Hub de cabos de fibra óptica do planeta; a complementaridade energética solar e eólica da região.

Lembrou do pioneirismo em energias renováveis, entre outros, que colocam o Ceará como referência para a implementação de usinas do tipo. “Só para se ter ideia, temos instalados hoje no Ceará 2,8 gigawatts de energia solar e eólica e, nos próximos quatro anos, estaremos com mais de dez gigawatts. O que demoramos 27 anos para alcançar, vamos crescer em três vezes o número nos próximos quatro anos”, declarou Cavalcante.

Para completar seu pensamento, o presidente da FIEC compartilhou que está extremamente confiante e vê de forma positiva a implementação do H2V no País. “Os desafios do segmento serão ultrapassados através da tecnologia e inovação. E os benefícios da energia limpa serão um divisor de águas para o Ceará, Nordeste e todo o planeta”, disse Ricardo Cavalcante.

O evento

O EEBA é o evento mais importante da agenda dos dois países, e é realizado anualmente desde 1982 pelo Brasil ou pela Alemanha, de forma alternada. O objetivo principal é fortalecer as relações e aprofundar a parceria estratégica entre os dois países. Com o tema “Parceria Brasil-Alemanha para um futuro sustentável”, a edição de 2021 conta com painéis e palestras sobre sustentabilidade, digitalização e saúde.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business