BANCO DE DADOS

Ricardo Cavalcante mostra Observatório da Indústria a equipes do TCE-AC e TCE-CE

Por Marcelo - Em 09/01/2024 às 6:24 PM

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e vice-presidente Executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Cavalcante, apresentou nesta terça-feira (9), o Observatório da Indústria a visita de uma comitiva organizada pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), Ronald Polanco Ribeiro, com a presença do recém-empossado presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Rholden Queiroz.

Ricardo Cavalcante demonstrou as funcionalidades do Observatório às comitivas dos dois tribunais

“Como é um dos maiores bancos de dados e reprodução de informação do País, é estratégico para nós do Acre, fazer uma aliança que nossos povos já fizeram – o Acre é uma extensão do Ceará. O que queremos é, com a força da FIEC, do Tribunal de Contas, da Universidade Federal do Ceará e de outros contatos internacionais, dar um ‘upgrade’ em nosso estado, para termos informações sistematizadas, tanto para o setor produtivo quanto para quem elabora as políticas públicas”, disse Polanco.

Rholden Queiroz foi empossado na presidência do TCE-CE ontem

O novo presidente do TCE-CE, empossado ontem, também demonstrou ânimo com a robustez da inteligência de dados do Observatório da Indústria da FIEC. “É um desafio da minha gestão intensificar o uso da tecnologia a favor da fiscalização, da utilização dos recursos públicos, para que os serviços cheguem ao cidadão da melhor maneira possível. O que vi aqui é uma pequena amostra de onde podemos chegar. Queremos colher ideias para desenvolver algo neste sentido, para melhorar a fiscalização, e a vida das pessoas (com os recursos melhor aplicados). Assim, ganham todos: a sociedade, a indústria e o Tribunal avança”, comentou Rholden.

Ricardo Cavalcante apresentou o Observatório da Indústria à comitiva, junto com o líder do equipamento e diretor de Inovação da FIEC, Sampaio Filho. “Esta é uma oportunidade muito grande que temos de reduzir o Custo Brasil, junto aos Tribunais de Contas, nessas iniciativas mais burocráticas. Eles saem daqui animados, pois a maneira conservadora com que eles tratam as informações se transforma em uma forma mais tecnológica e digital. Isso traz mais segurança para eles e desburocratiza vários processos, possibilitando a entrega de informações de excelência para que estados e municípios possam trabalhar com mais transparência”, ressalta.

Entre os convidados: os presidentes do Sinduscon-AC, Carlos Afonso, e da Assembleia Legislativa do Acre, Luiz Gonzaga; o conselheiro do TCE-CE, Edilberto Carlos Pontes Lima; e os engenheiros civis Sérgio Nakamura e Renan Batista Polanco. Também estavam presentes o superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; o coordenador Técnico de Prospectiva e Cooperação do Observatório, Lucas Emerson, além da pesquisadora e assessora da Diretoria de Inovação da FIEC, Priscila Caracas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business