
Infraestrutura Ferroviária
SDE e Transnordestina discutem avanços do projeto ferroviário no CE
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 03/04/2025 às 11:20 AM

Alex Trevizan, diretor comercial da Transnordestina, e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Domingos Filho Fotos: Divulgação/SDE
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) e a Transnordestina Logística (TLSA) se reuniram na última terça-feira (1º) para discutir o atual status do projeto da ferrovia Transnordestina. O encontro, realizado na sede da SDE, contou com a presença do secretário Domingos Filho e do diretor comercial da Transnordestina, Alex Trevizan.
Durante a reunião, foram apresentadas atualizações sobre a primeira fase da obra, que visa conectar o Porto do Pecém, no Ceará, ao cerrado do Piauí, totalizando 1.753 km de extensão. Atualmente, o projeto, que envolve um investimento de R$ 8,5 bilhões, já alcançou 72% de conclusão, com 1.206 km de ferrovia construídos e 3.000 colaboradores envolvidos.

Atualmente, o trecho que liga o Porto do Pecém, no Ceará, ao cerrado do Piauí, já alcançou 72% de conclusão
A integração das vias do Ceará com outras regiões do país também foi um ponto importante da discussão. Domingos Filho destacou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico do estado: “A Transnordestina potencializará a estrutura do Porto Seco, que queremos que seja o primeiro do Nordeste, criando um grande complexo logístico que beneficiará tanto a importação quanto a exportação de diversos produtos, colocando o Ceará em evidência na rota do desenvolvimento econômico.”
Mais notícias


semana santa
