CEARÁ NA VANGUARDA

Senai e Furukawa inauguram primeiro laboratório de fibra óptica do Brasil

Por Marcelo - Em 03/04/2024 às 7:42 PM

O Senai Ceará, integrante do Sistema FIEC, e a Furukawa Eletric LatAm inauguraram nesta quarta-feira (3), o primeiro Laboratório de Cabeamento Estruturado e Tecnologia Óptica do Brasil, no qual serão ministrados, inicialmente, três cursos: Práticas de redes externas, Medições em redes ópticas e Emendas ópticas. A Furukawa é uma gigante global em soluções de infraestrutura de redes de fibra óptica, que a cada seis meses produz um volume de cabos capazes de ligar a Terra à Lua.

Representantes do Senai Ceará e da Furukawa na inauguração do laboratório

Instalado na unidade do Senai Ceará, no bairro Jacarecanga, terá capacidade de qualificar 120 profissionais por ano, o que vem de encontro ao atual momento que o Ceará está passando. “Este equipamento veio de uma forma muito oportuna com tudo o que está acontecendo no nosso Estado. Estamos numa pegada forte da transição energética, que exige muito das áreas de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Estamos na pegada da Indústria 5.0, que envolve IoT, inteligência artificial (IA), Big Data, sensorização, digitalização, ou seja, tudo a ver com TI e Telecom“, afirma Paulo André Holanda, diretor Regional do Senai Ceará.

A parceria

De acordo com Felipe Machado, gerente Comercial da Furukawa na Região Nordeste, o Ceará e Fortaleza têm um polo tecnológico muito importante e a empresa sempre busca a identificação desses polos para realizar os seus investimentos. “A Furukawa entrou nessa parceria com os equipamentos que estão disponíveis no laboratório: racks de data center, materiais de testes e todo o cabeamento da instalação. São todos equipamentos de última geração e também fornecemos um instrutor para prestar os treinamento com esse material disponível”, destaca.

Paulo Holanda ressaltou que este laboratório é inédito em todo o Brasil

O diretor Regional do Senai Ceará lembrou que na orla da Praia do Futuro, em Fortaleza, chegam 17 cabos submarinos de fibra óptica, de diversas empresas globais, oriundos dos Estados Unidos, Europa e África. “Isso já justifica alguns cursos ligados a essa área e vamos fazer aqueles ligados à fibra óptica, que é o forte da Furukawa, uma das líderes mundiais deste segmento. E o Senai Ceará sendo o primeiro do Brasil a ter essa parceria é muito importante, pois cria um ambiente com outros Senais do País, pois a nossa escola tem 80 anos, um nível de excelência muito grande e referência nacional“, completa Paulo Holanda.

Já a analista de Treinamento da Furukawa Eletric LatAm, Fernanda Camargo de Oliveira, lembrou que o novo laboratório permite a combinação de recursos e conhecimentos das duas organizações, resultando em um programa mais abrangente e de excelente qualidade. “Essa colaboração pode ampliar o alcance do treinamento, atingindo um público ainda maior e formando muitos profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Os treinandos terão a oportunidade do contato direto com as melhores práticas de aplicação dos produtos e soluções, além de realizarem a montagem e testes de certificação”, salienta. Afinal, o laboratório disponibiliza uma rede de telecomunicações em pleno funcionamento.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business