Programa de capacitação

Setor da construção lança plano para formar 4,4 mi de profissionais até 2027

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 15/04/2025 às 8:00 AM

Cbic

Lançamento do Plano Nacional de Capacitação da Construção Civil,  iniciativa da CBIC e Senai Foto: Divulgação

A construção civil deu um passo importante para enfrentar a escassez de mão de obra qualificada no país. Durante o Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC), na última semana, em São Paulo, foi lançado o Plano Nacional de Capacitação da Construção Civil, uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em parceria com o Senai.

A meta é formar mais de 4,4 milhões de trabalhadores até 2027. “Buscamos tantas saídas para resolver a questão da mão de obra, e ver o SENAI acolher essa ideia nos dá esperança de transformar vidas”, afirmou Renato Correia, presidente da CBIC.

O plano inclui dois programas principais: Aprendendo a Construir e Elas Constroem, com cursos adaptados à realidade dos canteiros e com foco também na inclusão de mulheres. “Vamos formar lideranças locais que acompanhem e apoiem essas mulheres para que cheguem preparadas e com dignidade às obras”, disse Ana Claudia Gomes, da CBIC.

Insuficiência de mão de obra

Segundo o SENAI, 94% das construtoras enfrentam falta de profissionais qualificados, enquanto 71% dos trabalhadores demonstram interesse em se capacitar. “Nosso papel é adaptar a metodologia à demanda real das empresas. É bom para o trabalhador, para a empresa e para o país”, declarou Gustavo Leal, diretor-geral do SENAI.

Representando o governo federal, Luciana Nakamura, do Ministério do Trabalho, destacou o alinhamento da proposta com políticas públicas. “Esse plano está conectado com a promoção do trabalho decente, sustentável e inclusivo”, disse.

Com apoio institucional e articulação entre empresas, sindicatos e trabalhadores, o plano busca iniciar um novo ciclo de qualificação e inclusão no setor.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business