INFRAESTRUTURA E GESTÃO

Urbano Filho promete trabalhar forte para desenvolver o Porto de Fortaleza

Por Marcelo - Em 14/06/2023 às 8:34 PM

O advogado Urbano Costa Lima Filho assumiu nesta quarta-feira (14), o posto de diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da Companhia Docas do Ceará (CDC). Seu currículo foi aprovado pelo Ministério dos Portos, Conselho de Elegibilidade das Companhias Docas e o Conselho de Administração, sob crivo da Lei das Estatais. Junto com ele, Ivo Dias assumiu a função de diretor Administrativo-Financeiro da CDC, nesta manhã. Após as primeiras reuniões do dia, eles almoçaram com o comodoro do Iate Clube de Fortaleza, Pompeu Vasconcelos.

Urbano Filho vai trabalhar pelo crescimento do terminal portuário

Urbano assumiu o posto por indicação do deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), e se comprometeu a trabalhar forte para promover o crescimento do Porto de Fortaleza, melhorar a sua capacidade operacional e atrair o interesse das empresas que trabalham com comércio exterior (longo curso) ou entre portos brasileiros (cabotagem), pois em operações de logística o custo e o tempo são fatores decisivos para o sucesso de um terminal portuário.

“Estou aqui para fazer as reformas e manutenções necessárias, a fim de que o porto acompanhe as tecnologias atuais, para que o nosso terminal possa ter competitividade e eficiência. Vamos trabalhar forte para que o Porto de Fortaleza seja o mais eficiente possível, com os melhores prazos, mas com total segurança, a fim de atrair as empresas que necessitam realizar o transporte marítimo de suas mercadorias”, afirma Urbano Filho.

Ivo Dias, Pompeu Vasconcelos e Urbano Filho, no Iate Clube de Fortaleza

Ele afirmou entender que o Porto de Fortaleza é um dos maiores instrumentos de desenvolvimento do Estado, principalmente na questão de combustíveis, granéis sólidos (em especial o trigo), tem uma outra economia, outro mercado, diferente do Porto do Pecém. Gera dezenas de empregos diretos e indiretos. “Por isso, estamos entrando com muito vigor para fazer crescer a instituição. A visão do Governo Federal é que trata-se de um momento de desenvolver os portos para ajudar a economia”, destaca.

E salientou que sua visão é de realizar uma gestão segura e eficaz de um grande equipamento público, que ficou um bom tempo sem os investimentos necessários, uma manutenção adequada. “Vamos trabalhar bastante para recuperar o tempo perdido e deixar a infraestrutura melhor do que está hoje. Pelo que a gente percebeu, os investimentos não foram realizados no momento ideal. Vamos recuperar as condições estruturais do porto, para que ele possa trabalhar a todo vapor, e pretendemos inserir o terminal na cadeia do Hidrogênio Verde. Mas vale lembrar que a minha diretoria está subordinada ao diretor-presidente”, completa Urbano Filho.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business