SUSTENTABILIDADE

Vibra e BBF vão produzir combustível sustentável de aviação, em parceria

Por Marcelo - Em 14/04/2022 às 2:07 PM

A Vibra Energia e a Brasil BioFuels (BBF) anunciam, nesta segunda-feira (18), uma nova parceria: a produção e comercialização de combustível sustentável de aviação (SAF), a partir do óleo de palma. A BBF realizará o investimento da planta industrial, de cerca R$ 2 bilhões, na construção da biorrefinaria, na Zona Franca de Manaus, onde serão produzidos o óleo vegetal hidrotratado ou diesel verde (HVO) e o SAF, com volume estimado em 500 mil m³ por ano, o equivalente a 2% da demanda Brasil da Vibra de QAV+Diesel e 24% da Região Norte.

Equipes já desenvolvem mudas para realizar o replantio das palmas                Foto: Divulgação

A Vibra não fará aporte financeiro e atuará como offtaker individual, com exclusividade sobre a produção por cinco anos, renováveis por mais cinco, e se valerá da sua capilaridade de distribuição e força comercial para acessar clientes que estão em busca de soluções sustentáveis e ajudá-los a fazer sua descarbonização. Esta será a primeira produção no Brasil de biocombustível para a aviação em escala industrial, podendo gerar créditos de carbono.

A previsão é de que o SAF e o HVO sejam disponibilizados ao mercado brasileiro entre 2025 e 2026. Tanto o HVO quanto o SAF são uma solução “drop-in”, ou seja, podem ser misturados ao combustível de origem fóssil e substituir, de forma integral e imediata, o diesel e o querosene de aviação, respectivamente, sem necessidade de adaptações, com um custo de produção competitivo em relação ao diesel e ao QAV fóssil.

O principal objetivo desta união é potencializar a descarbonização da economia e, ainda, promover o desenvolvimento da Região Amazônica, em linha com as diretrizes estratégicas da Vibra e da BBF, de focar em negócios voltados à transição rumo a fontes energéticas mais limpas e renováveis.

Verticalização

Produção de palmas deve ser multiplicada para abastecer a biorrefinaria

Como offtaker individual da parceria, a Vibra utilizará sua robusta infraestrutura local e esforço comercial para distribuir o combustível de aviação ao mercado, adquirido diretamente da biorrefinaria. A escala gerada por essa parceria vai permitir melhor otimização logística, com monitoramento constante da oferta e da demanda, possibilitando uma visão ampla de todos os processos da cadeia em tempo real.

O projeto se beneficiará da competência técnica e agrícola da BBF para produção de biocombustíveis e da expertise reconhecida da Vibra para a comercialização e distribuição. Além disso, a localização em Manaus possibilita uma vantagem competitiva com incentivos fiscais da região amazônica para criação de uma cadeia sustentável do biocombustível de ponta a ponta.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business