diálogo

Vice-governadora Jade Romero e diretoras da Ambiental Ceará tratam sobre o fortalecimento de iniciativas para equidade de gênero

Por Redação - Em 10/04/2023 às 12:01 AM

Elisa Ribeiro, Jade Romero E Águeda Muniz

Elisa Ribeiro, Jade Romero e Águeda Muniz em encontro realizado na Ambiental Ceará

O Governo do Ceará assumiu como um dos seus compromissos o trabalho para a promoção da equidade de gênero no Estado. A iniciativa vai desde a certificação de empresas com o selo “Equidade de Gênero e Inclusão”, cuja lei de criação foi sancionada pelo governador Elmano de Freitas em março, até o diálogo contínuo sobre a questão com instituições públicas e privadas. Nesse sentido, a vice-governadora do Ceará, Jade Romero, se reuniu, na última semana, com a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz, e a diretora executiva da empresa, Elisa Ribeiro, para tratar sobre temas como empreendedorismo feminino, inserção da mulher no mercado de trabalho, parcerias de inclusão social e a importância do acesso ao saneamento.

Responsável pela ampliação, operação e manutenção dos sistemas de esgotamento sanitário no Ceará por meio da Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a Ambiental Ceará – empresa da Aegea Saneamento – possui hoje 40% dos cargos da diretoria ocupados por mulheres, iniciativa elogiada pela vice-governadora. Até 2030, a empresa pretende aumentar esse percentual para 45%. “Fala-se muito em criar oportunidades, mas precisamos expandir a consciência das pessoas para enxergar essas potencialidades porque nós, enquanto mulheres, fomos ensinadas a não ver. Ter uma empresa, numa área muito masculina (como o saneamento) com 40% de mulheres na diretoria, e a meta de aumentar essa participação, já mostra que estamos abrindo essas possibilidades”, enfatizou a vice-governadora.

Durante o encontro, a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará também destacou o impacto do saneamento básico na melhora da qualidade de vida população, especialmente as mulheres. “O acesso ao saneamento melhora os índices de saúde, educação e renda. E a mulher é o vetor disso, porque ela é a nossa principal cliente e articula todas as decisões da família. Para além do saneamento, estamos comprometidos em promover e apoiar projetos que fortaleçam o Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDH-M)”, salientou Águeda Muniz.

As gestoras trocaram ideias sobre as iniciativas voltadas para o empoderamento e autonomia financeira das mulheres, abrindo caminho para parcerias futuras. Além da meta da participação feminina em cargos de liderança, a Aegea desenvolve iniciativas como o Mãos e Obras, projeto que capacita novos profissionais e futuros empreendedores como foco no desenvolvimento da economia local, e que tem abordagens específicas para as mulheres das regiões atendidas pelas concessionárias da empresa, a exemplo da Ambiental Ceará.

PPP de esgotamento sanitário

Por meio da PPP com a Cagece, a Ambiental Ceará vai universalizar o esgotamento sanitário em 24 cidades das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. O projeto contempla a execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação do sistema de esgotamento sanitário, com investimento total de R$ 6,2 bilhões. Serão construídas 27 Estações de Tratamento de Esgoto, 249 Estações Elevatórias e implantados mais de 4.000 km de novas redes de esgoto. Com a ampliação da infraestrutura, serão coletados e tratados, por mês, mais de 1 bilhão de litros de esgoto.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business